Coberturas

O musical “Mari e Celi estão na cidade” é sucesso na CBOM

Aceli

Celinha Braga Oficina de Música, 24/03/2018
Por Luiza Miranda

As talentosas artistas Marina Machado e Celinha Braga se uniram em projeto para toda a família As cantoras mineiras mergulharam num baú de memórias, saindo com os bolsos recheados de linhas, agulhas, canções e ideias. E o resultado foi mostrado no espetáculo na CBOM – Celinha Braga Oficina de Música, dia 24 de março, onde apresentaram um repertório cantado ao longo das aulas, além de uma bela seleção de músicas e recursos cênicos.

O musical é dedicado a um público de todas as idades e as canções selecionadas incluem músicas que fazem parte da memória afetiva do brasileiro. Marina Machado e Celinha Braga cantam em duo, tocam guitarra, violão, ukulêle e kantale. São acompanhadas pelo músico Claudio Kiari nos vocais e guitarra, pela cantora Ana Clara nos vocais, pelo músico e engenheiro de som Vinni. O canto é brejeiro, brasileiro, mas a roupagem, os timbres das guitarras e os loops, que incluem sons eletrônicos delicados, traduzem contemporaneidade ao espetáculo.

Pensando em crianças de 0 a 7 anos, que necessitam de atividades estimuladoras, o roteiro para do show alterna músicas e vinhetas de sons de mar, de trem, cantos de pássaro, caixinhas de música e outros barulhinhos da vida. A intenção é propiciar à criança vivência de períodos alternados de expansão e concentração, a fim de proporcionar “conforto” e aguçar sua criatividade. Para os mais velhos são trabalhadas a memória, a emoção e a inspiração.

A trilha do show conta com sucessos que remetem à nossa infância, como Bolinha de Sabão, de Orlandivo, marchinhas antigas como Upa Upa (Trolinho) de Ary Barroso e a Dança do Ganso de Nilton Paz. Algumas canções mais atuais, como Semente do Amor, da banda A Cor do Som, Clara e Ana, de Joyce. E as que fazem rir: Maria Mole, de Rita Lee, Vento, de Toquinho e Vinícius, uma versão lúdica do Rock das Aranhas, de Raul Seixas e uma dos Beatles.

A diretora da escola CBOM, Celinha Braga, salientou que há quinze anos, trabalha com música e realizou vários shows. A partir de uns dois anos atrás desenvolveu um projeto que visa contribuir com alunos com mal de Parkinson e Alzheimer, visto que cuidou de seus pais e gosta de trabalhar com idosos.

“Perguntei para as pessoas sobre as músicas que ouviam na infância, a fim de trabalhar o resgate da memória. Por coincidência, ao conversar com a Marina, descobri que ela estava fazendo uma pesquisa acerca do universo das crianças e sobre o que os pais cantam para as mesmas. Assim, nos unimos, desenvolvemos um musical com formato lúdico, que contempla os idosos e os mais jovens. A Marina trouxe ensinamentos quanto ao crochê, assimilados na Escola Waldorf, onde seus filhos estudam e elaboramos diversos adereços. É um trabalho que está em construção, mas que considero muito importante neste mundo tão cerceado pela violência. Estamos buscando a linguagem da volta do simples, trabalhando com vários elementos, no intuito de resgatar memórias”, concluiu Celinha.

A cantora Marina Machado comentou: “Fizemos o espetáculo “Mari e Celi estão na cidade”, dedicado às crianças e também aos mais velhos, aos avós, filhos e netos. Percebemos que existe uma ligação muito grande, através das músicas, com os mais idosos e os mais novinhos. As músicas antigas possuem uma doçura e uma forma lúdica de dizer coisas da vida que todos adoram e, dessa forma, a nossa pesquisa se pautou em agradar duas gerações muito queridas. Quando iniciei minhas atividades artística, a Celinha já fazia dupla com a irmã, Lu Braga, são duas grandes cantoras que muito admiro. Construímos o espetáculo em família, sendo que a Júlia Braga, filha da Celinha, junto com o Eduardo Macedo, criaram o figurino e o cenário. Elaborei todos os objetos de cena e adereços em crochê, pois o fazer tão antigo desta atividade está voltando para as novas gerações. Esse aprendizado vai de encontro com as formas de concentração para as crianças, assim como levantar a autoestima e outros. Faremos apresentações em vários locais e pretendemos levar o musical por todo o país”.

Fotos: Alberto Wu
Image 1 Image 2 Image 4 Image 3 Image 5 Image 6 Image 7 Image 8 Image 10 Image 9 Image 11 Image 12 Image 13 Image 14 Image 15 Image 16 Image 17 Image 18 Image 19 Image 20 Image 21 Image 22 Image 23 Image 24 Image 25 Image 26 Image 27 Image 28 Image 29 Image 30 Image 31 Image 32 Image 34 Image 33 Image 35 Image 36 Image 37 Image 38 Image 39 Image 40 Image 41 Image 42 Image 43 Image 44 Image 46 Image 47 Image 48 Image 49 Image 50 Image 51 Image 52 Image 53 Image 54 Image 55 Image 56 Image 57 Image 58 Image 59 Image 60 Image 61 Image 62 Image 1 Image 1 Image 2 Image 3 Image 4 Image 5 Image 6 Image 7 Image 8

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.