Eventos

Exposição interativa “Circuito de Realidade Virtual BH Shopping”

BR 356, n.º 3.049 - Belvedere - BH

BH Shopping - Piso Mariana

Gratuito

09 a 28 de janeiro - 12h (primeira turma) às 19h30 (entrada da última turma) , grupo de 10 pessoas a cada 30 minutos*


O futuro da tecnologia chegou a Belo Horizonte e já tem endereço: o BH Shopping! Entre os dias 09 e 28 de janeiro o mall vai proporcionar uma verdadeira imersão no universo virtual com o Circuito de Realidade Virtual BH Shopping. A Praça de Eventos do piso Mariana receberá um estande de 100m² com sete tecnologias para que o visitante possa vivenciar sua evolução: Leap Motion, um sensor de movimentos que possibilita a interação com o mundo virtual e controle das máquinas; Realidade Aumentada, que integra informações virtuais a visualizações do mundo real; Holografia, uma técnica de registro de padrões de interferência de luz que geram imagens em três dimensões; a Realidade Virtual, com início em Cardboard e Gear VR, que proporcionam uma  experiência de visualização 360º de jogos, filmes e fotos vistos de maneira imersiva, até chegar aos mais avançados Óculos Rift e HTC Vive, que proporcionam uma experiência revolucionária, permitindo que o pública interaja de maneira efetiva com o ambiente virtual.

 “A proposta do Circuito é democratizar o acesso às tecnologias com mais uma atração totalmente gratuita que apresenta de forma empírica e divertida essa evolução tecnológica, além de possibilitar aos clientes experimentar o que há de mais novo e moderno em termos de equipamento e usabilidade no mundo virtual”, explica Renato Tavares, gerente de Marketing do BH Shopping. O estande mostra os diferentes graus de imersão que os equipamentos podem promover no cérebro, desde o mais rudimentar, como a holografia, até o mais avançado, como os óculos Rift e o HTC Vive, ainda sem fabricação ou entrega no Brasil.

 A visita pelo estande é feita com acompanhamento de um monitor especializado, que explica didaticamente a história de cada tecnologia e seu uso, aliando entretenimento, conhecimento, experimentação e diversão, um programa de férias completo. Rodrigo Peres, gerente de marketing e e-business da Multiplan, ressalta que esse evento faz parte da estratégia do grupo em trazer para os seus shoppings opções de lazer gratuitas para toda família. “Esperamos surpreender nossos clientes com essa atração inédita e totalmente tecnológica de entretenimento”, completa.

 Conheça as tecnologias

 Holografia

Concebida em 1948 pelo húngaro Dennis Gabor, a holografia só foi colocada em prática na década de 60 pelo norte-americano Theodore Maiman, que descobriu o laser, fonte ideal para a produção de hologramas. A holografia de prisma é uma forma de visualizar a olho nu imagens em 3D.

 Leap Motion

Começou com Isaac Newton e seu estudo espectro de cores, a partir de 1672. Mais tarde, por volta de 1880, o astrônomo Willian Herschel resolveu fazer estudos relacionados à temperatura das cores e a descoberta do infravermelho. Mas foi somente em meados do século XX que os detectores começaram a ser desenvolvidos. Hoje, são aparelhos que já se tornaram comuns, como o acender automático de uma lâmpada. No Leap Motion a precisão é tão grande que é possível controlar o computador à distância.

Realidade Aumentada

O nome explica o que acontece: aumentamos a percepção da realidade, inserimos elementos virtuais em uma imagem ou local físico (o marcador). A tecnologia foi massificada com a chegada do Pokémon Go, mas  sua ideia vem da década de 80 e somente nos últimos anos é que realmente vem ganhando força. É considerada uma tendência para o futuro, por especialistas.

 Cardboard

O termo realidade virtual significa proporcionar um sistema totalmente imersivo, em que o usuário tem a sensação real de estar dentro do mundo virtual e é capaz de manipular os objetos ali presentes como se fossem de fato reais. Seu conceito vem dos anos 70, mas somente na década seguinte, com o Jaron Lanier, ele teve início, com simuladores multiusuários compartilhados.

Desenvolvido pelo Google, o Cardboard é a porta de entrada para esse universo. Mesmo com recursos de interação e imersão reduzidos, a experiência já abre oportunidades para o novo mundo virtual.

 Gear VR

O desenvolvimento tecnológico trouxe celulares com processadores mais potentes e qualidade de imagem superior, possibilitando uma interação maior nesse conceito de Realidade Virtual Portátil. O Gear VR é uma parceria da Samsung com uma das pioneiras do setor, a Oculus. É um gadget* que permite ao usuário uma imersão e uma interação maior. O conforto e a qualidade fazem com que a diversão seja garantida independente da idade.

 *Gadget é um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, leitores de MP3, entre outros.

 Óculos Rift

A Oculus construiu o primeiro protótipo do óculos Rift em 2010, quando ainda era uma startup. Em 2014, o Facebook adquiriu a empresa por cerca de US$ 2 bilhões. Bem mais restritos pelo seu custo, esses “brinquedos” com suas máquinas custam a partir de R$ 18.000,00, mas ainda não há vendas ou entregas no Brasil. Ele tem sensor de movimentos e um processamento de computador, não de celular. Com isso, os movimentos do usuário são reconhecidos e reproduzidos em tempo real no cenário virtual, com interação simultânea.

 HTC Vive

Esse equipamento foi anunciado em 2015, em Barcelona. E, a partir desse momento, a ficção científica teve que buscar outros temas. Ele é o ápice da interatividade e da imersão. Isso porque os sensores que o acompanham mapeiam uma grande área e permitem que o usuário caminhe no mundo real e seus passos sejam reproduzidos de forma fiel no ambiente virtual. Os controles também simulam pressão e tremem, trazendo novas sensações do mundo virtual para o real. A experiência transforma em real aquilo que era só virtual, pela percepção e reação do próprio corpo.

 Pula-pula Floresta Encantada

Para a criançada que prefere gastar outro tipo de energia, o pula-pula inflável Floresta Encantada será uma ótima alternativa. Com 16m de comprimento, 9,8m de largura e 4,30m de altura, o gigante tem como tema a savana africana e oferece várias atividades interativas, como escorregadores e trilhas. Seja no mundo real ou no virtual, o BH Shopping é um ótimo passeio nas férias de verão!

*Menores de 14 anos somente acompanhados de responsável maior de 18 anos


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.