Eventos

Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas: Normas Ortogonais e Sistemas Curvos

Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha

Casa do Baile

Informações: (31) 3277-7443

Gratuito

terça a domingo, das 9h às 18h


 

A Fundação Municipal de Cultura abre ao público neste domingo, dia 29, na Casa do Baile, a exposição “Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas: Normas Ortogonais e Sistemas Curvos”.  A mostra reúne fotografias, mapas, desenhos, objetos e vídeos de desenhos urbanos, arquiteturas e paisagismos criados por arquitetos de renome internacional em várias partes do mundo. A exposição fica em cartaz até o dia 3 de abril de 2016 e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h, e às quintas-feiras até 21h. A entrada é gratuita.

 

Em abordagens sobre os eixos perpendiculares e as formas sinuosas, a mostra apresenta obras de arquitetos como Norman Foster, Kazuyo Sejima, Le Corbusier, Zaha Hadid e Oscar Niemeyer. Através das reflexões sobre os “desenhos regulares como norma” e dos “traços curvos como sistemas” é possível o visitante entrar em contato com as poéticas que envolvem as tramas do tecido urbanismo, a plasticidade da arquitetura e os deleites do paisagismo.

 

A exposição investiga e apresenta cidades, edifícios e jardins em escalas local e global. Uma multiplicidade que explora cidades como Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Arizona, Paris, Moscou, entre outras. As fotografias, mapas, desenhos, objetos e vídeos presentes na exposição comprovam a universalidade do tema e, ao mesmo tempo, proporcionam ao visitante uma sensação de reconhecimento. “É notório que as discussões sobre paisagens culturais e paisagens arquitetônicas contribuem para a reflexão tão necessária às práticas contemporâneas”, acrescenta a arquiteta Luciana Féres, diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, atual candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

Toda a elaboração conceitual da exposição partiu da pesquisa do historiador espanhol Ramón Rodríguez Llera, que assina a curadoria. Segundo ele, “a exposição apresenta uma abordagem disciplinar, e ao mesmo tempo criativa, sobre o conhecimento e defesa de algumas das difíceis relações que a paisagem e a arquitetura têm mantido ao longo da história”.  Llera é também professor na Universidade Valladolid na Espanha.

Foto:  Le Corbusier


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.