Eventos

Espetáculo Os olhos do surubim rei

Rua São José, nº 25, Marzagão, Sabará.

Estação de Arte Kabana

Entrada gratuita

Dias: 12, 19 e 26 de MARÇO e 02 e 09 de ABRIL - Horário: 16h


Em 2017 o Grupo Teatro Kabana comemora 20 anos de sua sede, a Estação de Arte Kabana, na Vila Marzagão, em Sabará. Em comemoração à data marcante, o grupo abre as portas de seu galpão para apresentar o espetáculo  “Os Olhos do Surubim Rei – Teatro de Bonecos nas Águas”. A montagem terá sessões gratuitas abertas ao público nos dias 12, 19 e 26 de março e 2 e 9 de abril, às 16h. Além dessas sessões, a companhia mantém seu trabalho de ampliar a rede de colaboração entre arte, cultura e educação, convidando diversas escolas públicas, que integram o programa BH para Crianças, para apresentações que acontecerão nos dias de semana. A programação integra o programa ArcelorMittal Cultural e é realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Convidar o público para a Estação de Arte Kabana, na Vila Marzagão, é também oferecer a oportunidade de conhecer um pedaço da história e da cultura de Minas Gerais. A sede, administrada pelo diretor e ator Mauro Xavier e pela atriz e dramaturga Nélida Prado, está abrigada em uma construção centenária, parte do conjunto fabril da Vila Marzagão, sítio histórico tombado pelo IEPHA em 2004. Localizado a 11Km do Centro de Belo Horizonte, o espaço possui sala de ensaio, cozinha, banheiros, salão multiuso, arquibancadas móveis, além de abrigar equipamentos circenses. Durante o ano, recebe espetáculos teatrais e circenses, oficinas, workshops e seminários.

“Quando encontramos o galpão à venda, em 1997, em situação de abandono, percebemos que nossa chegada naquele lugar tinha tudo a ver com a nossa trajetória no teatro. Somos um grupo que tem um matiz político-social”, conta Mauro Xavier. “E chegar ao Marzagão foi ainda um feliz encontro com Guimarães Rosa, que no conto Sinhá Secada – Tutameia – Terceiras Histórias, descreve a Vila, a fábrica, o Rio Arrudas, o que nos impulsionou a acreditar no nosso projeto cultural”, completa Nélida Prado.  

Após 20 anos de muito trabalho, a  Estação de Arte Kabana se consolidou como centro de pesquisa, produção e difusão de arte. Uma referência de teatro e cultura para a região.

O ESPETÁCULO

Apresentado pela primeira vez em 2009, o espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei” é uma das preciosidades do repertório do Grupo Teatro Kabana.  A montagem conta a história de um pescador e seu neto que, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos do Rio São Francisco, embarcam em uma pequena canoa. Com eles, em um palco de águas, mergulhamos nos segredos, encantos e mistérios do rio.

A trilha sonora original, que é realizada ao vivo, foi criada pelos músicos Pedro Delgado e Geovanne Sassá, parceiros de longa data do Grupo Kabana, que trouxeram o ritmo e a melodia das barrancas do São Francisco para a montagem.

Um dos fatores que mais chamam atenção em cena é a técnica de manipulação de bonecos na água, que tem origem no Vietnã e integra a vida cultural daquele país desde o século XI. As encenações eram realizadas dentro dos rios, lagos e plantações de arroz e representavam a história e as tradições vietnamitas. No espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”, o Kabana utiliza um aquário para simular as águas do Rio São Francisco e falar da vida, dos costumes, personagens, mitos e lendas que povoam o nosso Velho Chico.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.