Eventos

Exposição "Incursões" - José Lara

Rua da Bahia, 1.201 - Centro - BH

Museu Inimá de Paula

Mais informações: (31) 3213 - 4320

Entrada Franca

terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30; Quinta: 12h às 20h30; Domingo: 12h às 18h30;


 

De 12 de março a 12 de abril, o público mineiro poderá conferir a mais recente exposição do jovem artista plástico José Lara. Intitulada“Incursões”, a mostra reúne trabalhos em monotipia, desenho e fotografia digital no Museu Inimá de Paula. A concepção das imagens fundamenta-se, essencialmente, a partir de experiências pessoais em paisagens naturais do interior de Minas Gerais e da Cordilheira dos Andes, assim como a observação curiosa de seus elementos e fenômenos.

 

Ao todo, são 49 obras dividas em duas seções: Fotografias e monotipia. A recorrência de formas, manchas e texturas alusivas a paisagens, relevos e pedras no conjunto de 21 monotipias, demonstra um interesse primordial em explorar propriedades do desenho e da impressão. Outras figuras e elementos gráficos aparecem eventualmente, em uma espécie de jogo de proposições poéticas entorno dos objetos de estudo. A série de 28 fotografias, por sua vez, é uma seleção de imagens capturadas de cupinzeiros, pedras e erosões em pesquisas de campo. A princípio, serviriam apenas como referências para a produção em monotipia. Ao longo do processo, no entanto, passaram a ganhar autonomia. No contexto do trabalho, as fotos oferecem novas sugestões lúdicas e evidenciam uma obsessão do artista pelas matérias em questão. Nesse sentido, a natureza é percebida através de duas perspectivas distintas, mas que se cruzam impreterivelmente: a plasticidade de sua configuração física é sedutora, sendo inevitável associá-la a questões históricas, culturais ou da memória.

 

Sobre o artista

JOSÉ LARA nasceu em 1990, na cidade de Itaúna - Minas Gerais. Graduou-se em Artes Visuais pela Universidade federal de Minas Gerais, com habilitação em Pintura. Atualmente, cursa a habilitação em Desenho, na mesma instituição. Vive e trabalha em Belo Horizonte - Minas Gerais. Já participou de diversas mostras coletivas e já apresentou uma exposição individual: O que existe por dentro (ou por trás), em 2013, na Galeria de Arte da CEMIG. Em outubro de 2015, apresentará outra mostra individual: Corpo/Massa/Peso, na Galeria de Arte da COPASA.

 

Sobre o museu

O MUSEU INIMÁ DE PAULA, inaugurado em 2008 reúne em Belo Horizonte um acervo permanente dedicado ao pintor Inimá, traçando um panorama completo de sua vida e obra. São  expostas cerca de 80 obras do artista em constante rodízio, acompanhadas da remontagem de seu Atelier, Sala de Autorretratos e Galeria Virtual.

 

O espaço tem como objetivo não somente servir à divulgação da vida e obra do artista, mas também o de abrigar eventos culturais em geral, caracterizando-se com um local aberto a exposições de artistas, seminários, cursos, workshops e outros eventos afins. São mais de 3 mil metros quadrados totalmente restaurados e remodelados com tecnologia de ponta em segurança, iluminação, e recursos visuais únicos, que torna o Museu Inimá de Paula um pólo emissor cultural ativo e dinâmico.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.