Eventos

Exposição - Mulheres, o traço poético de Fernando Fiuza

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Centro Cultural Banco do Brasil- Galerias do Térreo

Gratuito

9h às 21h - Todos os dias, exceto às terças-feiras


 

Amante do desenho, da pintura, da poesia, da música e do cinema, Fernando Fiuza viu na arte, literalmente, um sentido para viver. Não só deixou saudade ao partir em 2009, mas, acima de tudo, uma vasta produção artística e uma significativa lição de vida. Parte do seu legado estará reunido na exposição: “Mulheres, o traço poético de Fernando Fiuza”. A mostra, que ocupará as galerias do térreo do Centro Cultural Banco do Brasil, ocorre de 25 de fevereiro até o dia 13 de abril, com visitação gratuita de quarta a segunda-feira (as terças-feiras o CCBB não abre), das 9 às 21 horas.

 

Sessenta obras, produzidas entre 1982 e 2009, compõem a primeira mostra individual do artista após o seu falecimento. São pinturas e desenhos em aquarela, carvão, guache, grafite e pastel seco (lápis semelhante ao giz de cera com cores vibrantes). A exposição homenageia um dos maiores expoentes das artes plásticas de Minas Gerais que se dedicou, sobretudo, ao desenho, arte que Fiuza abraçou desde os seus quatorze anos. Seu primeiro trabalho público data de 1971.

 

O recorte proposto, de acordo com a curadora da mostra, a professora e ceramista Luciana Radicchi, surgiu do fato de Fiuza possuir vários desenhos de mulheres e, acima de tudo, por ter convivido muito com o público feminino. “Por causa de seu problema cardíaco, o Nando nunca pôde realizar as atividades que os jovens na idade dele faziam. Assim, acabava se aproximando mais das mulheres. Sempre estava cercado de amigos, mas, principalmente, de amigas. Captava muito bem o mundo feminino e gostava de retratá-lo em seus desenhos. Até no hospital, na fase mais difícil, ele não deixava de desenhar, mesmo que fossem as enfermeiras”.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.