Eventos

5º Juventude oKupa a cidade: fazendo política além dos limites

Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, BH

CentoeQuatro

Entrada Franca

a partir das 18h


 

Nesta sexta-feira, 25 de abril, diversos grupos juvenis de Belo Horizonte e Região Metropolitana vão ocupar o centro da capital mineira! É o 5º Juventude oKupa a Cidade: fazendo política além dos limites, que acontecerá no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro), a partir das 18h. A entrada é livre, sujeita apenas à lotação do espaço. O evento é promovido pelo Fórum das Juventudes da Grande BH, rede que defende os direitos da juventude e luta pela construção de políticas públicas com essa perspectiva.

 

Em sua quinta edição, a proposta do evento é apresentar/discutir diferentes formas de ocupação do espaço urbano, entendendo essas manifestações como modos legítimos de participação social. O 5º okupa vai contar com apresentações artístico-culturais de diferentes grupos juvenis de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de um debate sobre o Estatuto da Juventude, lei que garante os direitos da população jovem no país e que está em vigor desde o último dia 2 de fevereiro. Em paralelo, um grafiteiro, um cartunista e outr@s artistas vão produzir sua arte a partir das apresentações e das discussões feitas no evento.

 

De Belo Horizonte, estão confirmados os grupos IP4:20, do Barreiro; o Praça Hip Hop, de Venda Nova; e o Bloco das Pretas, que atua em diferentes regiões da capital mineira. Vindos da região metropolitana de BH, estarão a Família Vandal, de Santa Luzia; As Mina Rima, de Contagem; o Sarau dos Vagal e o Grupo de Teatro Deunateia, ambos de Nova Lima.  “Buscaremos discutir, problematizar e refletir sobre os limites institucionais e territoriais da participação juvenil. Traremos para o centro da discussão, e para o centro do próprio território urbano, jovens que já têm feito política em suas ‘quebradas’, dando-lhes maior voz e visibilidade”, reflete Priscylla Ramalho, integrante do Observatório da Juventude da UFMG e uma de suas representantes no Fórum das Juventudes da Grande BH.

 

O 5° Juventude okupa a cidade: fazendo política além dos limites tem a parceria da Associação Imagem Comunitária, do Instituto C&A, do Observatório da Juventude e do JUVIVA, e conta com o apoio do CentoeQuatro.

 

A juventude oKupa a cidade

A primeira edição do oKupa foi realizada em abril de 2011, no Centro Cultural UFMG. O evento surgiu com a proposta de promover diálogos entre coletivos juvenis e o universo acadêmico, além de incentivar a ocupação de espaços centrais da capital mineira. O segundo oKupa aconteceu em junho do mesmo ano, no Conservatório UFMG, com o tema “Que segurança queremos?”. Ambas as edições foram organizadas pelo Observatório da Juventude, programa de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação da UFMG.

 

Em 2012, o Fórum das Juventudes da Grande BH assumiu a produção do oKupa e realizou a terceira edição do evento, com o tema “Qual é seu grito?”, discutindo diferentes formas de violência contra as juventudes. O encontro aconteceu no Cento Cultural UFMG. Já a quarta edição foi em maio de 2013, no CentoeQuatro, quando foi lançada a campanha Juventudes contra Violência.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.