Eventos

A beleza que vem das telas - Aluízio Siqueira

Rua da Bahia, 1.201 – Centro - BH

Museu Inimá de Paula

Fone: (31) 3236-7400

Entrada Franca

terça – quarta – sexta – sábado, das 10h às 19h. Quinta, das 12h às 21h. Domingos: das 12h às 19h


 

Nascido em Passa Tempo, MG,em 1931,hoje tem seus 83 anos de vida. Aluízio Siqueira é Juiz de Direito aposentado, e reside em Belo Horizonte. Paralelamente à sua carreira jurídica, sempre se dedicou ao aprendizado de técnicas e aperfeiçoamento do seu dom artístico inato. Estudou com Guignard e Amilcar de Castro. Junto com Frederico Bracher Junior, fundou a Associação dos Artistas Plásticos Profissionais de MG, que veio se transformar no Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais de MG.

 

Enquanto realizava aquarelas e pinturas a óleo sobre tela, Aluízio foi atraído pela difícil e rara arte dos vitrais, e os executou magistralmente para as Igrejas de São Cristóvão e Nazaré, em Belo Horizonte, e em Timóteo, MG, para a Igreja São José. Executou vitrais artísticos para muitas residências particulares, Buffet Catarina e Sinagoga Associação Ensinando de Sião, em Belo Horizonte, onde, também, restaurou inúmeros vitrais em espaços públicos como os da Igreja São José, do Padre Eustáquio, de São Francisco e da PUC. À época, seu estilo de pintura era acadêmica, mantendo identidade com os vitrais que realizava ou restaurava após um acidente que o impediu de continuar trabalhando pesado ofício de vitralista, encerrou suas atividades neste metier e dedicou-se inteiramente a pintura.

 

Sua pintura foi soltando, e hoje, como esta Exposição mostra, definiu-se neste estilo figurativo não-formal, muito leve, romântico, quase lírico. Aliás, Aluísio é um homem de temperamento romântico mesmo. Seus temas são a natureza e o “eterno feminino”, e ele observa ambos através de um olhar calmo e amoroso, captando para cada quadro, uma atmosfera desprendida da realidade. Aluízio gosta de trabalhar sozinho e em profundo silêncio e suas telas demonstram exatamente. São tranqüilas “filhas do silêncio”.

 

Seus trabalhos correm mundo. Desde painel e telas no TJMG de Belo Horizonte, Fórum de Ferros, MG e Santo Ângelo RGS, à Lisboa,Irlanda e outros países europeus e Norte-Americanos. Aluízio é encontrado diariamente em seu atelier, trabalhando no seu sistema de isolamento e silêncio. Mas saindo do seu “santuário”, é um homem conversador, afável, pleno de alegria de viver. Estamos nós no Museu Inimá de Paula, felizes e honrados com esta exposição que nos permite mostrar uma trajetória especial, longa e profícua, valiosa e profundamente honesta, da vivência de um artista no trato com a Arte.

Guiomar Lobato


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.