Eventos

Mostra: Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da Nação

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Circuito Cultural Praça da Liberdade

Telefone: (31) 3431-9400

Entrada franca

Quarta a segunda, das 9h às 21h (fechado as terças-feiras) 26 de fevereiro à 28 de abril


 

Entre os dias 26 de fevereiro e 28 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB recebe a mostra “Um olhar sobre o Brasil. A Fotografia na construção da Imagem da Nação”, realizada pela Fundación Mapfre, com a colaboração do Instituto Tomie Ohtake. O projeto inédito, que reúne 170 anos de história do país (1833-2003) a partir do registro fotográfico, chega a Belo Horizonte e exibe mais de 300 imagens de diferentes acervos públicos e coleções privadas. A exposição tem curadoria do especialista em história da fotografia Boris Kossoy e curadoria adjunta da antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz. Esta é a terceira exposição de artes visuais no CCBB, localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

 

“Um olhar sobre o Brasil. A Fotografia na construção da Imagem da Nação” foi exibida em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A mostra, com cenografia assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, percorre caminhos de luz e sombra, costurando história e iconografia. Tomando como ponto de partida o momento próprio de invenção da técnica fotográfica, a exposição revisita o olhar “científico” que guiava as expedições estrangeiras, o gosto de D. Pedro II pelo novo suporte e os registros de revoltas populares como a de Canudos, até chegar à grande multiplicação de temas, ângulos, acontecimentos e reviravoltas que compuseram o longo século 20. 

 

Cada fotografia se faz acompanhar por um pequeno texto - na verdade, sua micro-história, com informações que vão muito além da tradicional legenda (título, data, autor). Esse diferencial é consequência da ampla pesquisa realizada para a mostra, tanto referencial quanto iconográfica. Ao refletir sobre as fotos escolhidas, o curador destaca o esforço em “valorizar o simbólico, tentar evitar a redundância, destacar o anônimo e o cotidiano naquilo que têm de aparente e oculto, rever criticamente as imagens conhecidas e ideologicamente comprometidas com as histórias oficiais.”

 

Segundo a executiva de Sustentabilidade do Grupo Segurador Banco Do Brasil e Mapfre, Fátima Lima, “Para o GRUPO BB E MAPFRE, o movimento amparado por leis de incentivo e fortalecido com a realização de iniciativas culturais de qualidade tem se apresentado como um novo caminho, capaz de agregar valor na vida das pessoas. Ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento do país”, destaca. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), mais de 1 milhão e 700 mil pessoas foram beneficiadas em 2013.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.