Eventos

Arte Negra em Foco

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes

Gratuito

Data: 5 14h às 18h - 6 de maio: 20h às 22h


 

Durante três dias o Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado irá promover uma série de atividades que buscam potencializar a formação dos alunos.

 

No primeiro dia de evento, 4 de maio, tendo a arte negra como foco, estarão em exposição obras literárias doadas ao Centro de Memória e Acervo João Etienne Filho e o lançamento em Minas Gerias do livro Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento, de Elisa Larkin Nascimento, biografia que recupera a vida e a obra de um dos mais importantes ativistas da causa negra.

 

Já nos dias 5 e 6 de maio, serão realizadas mesas temáticas, exibição de vídeo-danças, e exibição de trabalhos de bailarinos do Cefart e de alunos da UFMG. A programação do Seminário Processos de Criação em Dança e Teatro integra a Leve Arte 2016, iniciativa do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG.

 

Evidenciando a Arte Negra - Dando continuidade às ações que promovem discussões sobre a Arte Negra, iniciadas em 2016, o CEFART irá dedicar um dia a questões relacionadas à literatura negra. O dia começa com a apresentação e apreciação de livros doados pelas editoras Nandyala, Mazza e Ipeafro – Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros-, especializadas em publicações voltadas para questões negras. Os livros doados ficarão à disposição do público entre 9h e 18h.

 

Para Bete Arenque, coordenadora do núcleo de Tecnologias do Espetáculo, os títulos veem contribuir para a formação de uma biblioteca com um número considerável de obras voltadas para as questões do povo negro. “Belo-horizonte ainda é muito carente dessa literatura e a ideia é concentrar na Biblioteca da Fundação Clóvis Salgado o maior número de obras possíveis, para que essas publicações não fiquem escondidas e tenham acesso mais fácil ao público”, conclui.

 

A grande atração do dia será o lançamento do livro Grande Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento, sobre a vida e a obra de um dos maiores ativistas dos direitos humanos no Brasil. Antes de Belo Horizonte, o livro de Elisa Larkin Nascimento foi lançado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Nova York. Com grande atuação na luta pelo povo afrodescendente brasileiro, Abdias foi atuante nas artes plásticas, no teatro, na literatura e na política. Haverá sessão de autógrafos e venda dos livros. 

 

Mesas Temáticas – Formação e Pesquisa em Dança - Para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Fundação Clóvis Salgado retoma o Ciclo de Seminários voltados para o fomento e discussão sobre formação e produção em Artes Cênicas - Dança. Serão dois dias de atividades, sendo o primeiro voltado para mesas temáticas com discussões sobre o processo de formação e pesquisa em dança e exibição de vídeo-danças; o segundo terá exibição de trabalhos de bailarinos do Cefart e alunos da UFMG. A programação integra a Leve Arte 2016, iniciativa do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG que visa discutir o processo de criação e pesquisa no mercado da dança a partir da vivência dos bailarinos.

 

Participarão das mesas as professoras do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG Gabriela Christóforo, Graziela Andrade, Juliana Azoubel e Raquel Pires; a professora do Cefart e da PUC Minas, Paola Rettore; o coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG, Arnaldo Alvarenga e a coordenadora da Escola de Dança do Cefart, Joana Wanner. A entrada é gratuita, com inscrições abertas meia-hora antes do início do evento, por ordem de chegada.

 

Os seminários integram a parceria firmada entre a FCS, por meio do Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas, e a FAPEMIG (financiadora do projeto) e buscam promover o intercâmbio de conhecimentos dos profissionais da dança, além de auxiliar no processo de formação dos jovens bailarinos.

 

Para Fabrício Martins, gestor de Ciência e Tecnologia do Núcleo de Pesquisa e Artes Cênicas do Cefart, esse ciclo de discussões é importante para expandir a visão do espectador e dos alunos para a amplitude do processo de criação de um espetáculo. “O projeto é muito importante devido a aproximação do Cefart com a UFMG no campo da pesquisa e da dança”, assinala Fabrício.

 

Para encerrar a atividade, os bailarinos da UFMG e da Residência em Dança do Cefart farão uma mostra coreográfica no dia 06 de maio. Ao fim da apresentação, haverá bate-papo com o público para explicar os processos de criação e de pesquisa da obra.

Foto: Paulo Lacerda


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.