Eventos

Espetáculo “Rosa Choque” na Casa do Beco

Avenida Arthur Bernardes, 3876 | Barragem Santa Lúcia

Casa do Beco

Informações: (31) 3297 1455

Gratuito

ás 20h - 06 de maio


 

Nesta sexta-feira, dia 06 de maio, a Casa do Beco (Avenida Arthur Bernardes, 3876 | Barragem Santa Lúcia) recebe o espetáculo “Rosa Choque”, do coletivo “os conectores”. Com direção de Cida Falabella e dramaturgia de Assis Benevenuto e Marcos Coletta, a peça apresenta uma abordagem sobre as diferentes violências contra a mulher - sexual, social, moral - em diversas partes do mundo, a partir de notícias divulgadas na imprensa e nas redes sociais. “Rosa Choque” pode ser visto, em única apresentação, às 20h. Entrada gratuita.

 

Estreando como cena curta em 2014, “Rosa Choque” participou do Festival de Cenas Curtas, concorrendo dentro do projeto Cena Espetáculo (Galpão Cine Horto) a um prêmio para montagem de espetáculo. Em um total de doze cenas, foi escolhida por uma comissão para se transformar em uma peça de longa duração. A montagem formenta discussões sobre a questão de gênero, para além das diferenças físicas e biológicas. Em uma sociedade na qual a violência contra a mulher está naturalizada e baseada em padrões de comportamento enraizados, “Rosa Choque” propõe ao público o deslocamento do seu ponto de vista, suscitanto a discussão a partir de outros olhares. No espetáculo, a dramaturgia construída e a direção proposta colocam em cena dois atores que trocam de papéis e de signos, ao mesmo tempo em que convidam a plateia a pensar em novos pontos de vistas sobre o tema. Tudo isso permeado por depoimentos pessoais e homenagens a mulheres como Frida Kahlo, Simone de Beauvoir e Malala Yousafzai.

 

A apresentação de “Rosa Choque” integra a programação da Casa do Beco 2016, que conta com o Patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e do Instituto Unimed BH, por meio da Lei Rouanet, viabilizado pelo incentivo de pessoas físicas.

 

 

A Casa Do Beco

A Casa do Beco está localizada aos pés do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro Sul de Belo Horizonte-MG e foi criada em 2003. O espaço surgiu a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco que, desde 1995, atua com o foco na pesquisa artística sobre o morador de favela, buscando retratar, em suas atividades, a perspectiva dessas pessoas, colocando em debate os estereótipos de violência e os estigmas da miséria. A programação da Casa do Beco conta com espetáculos e atividades como oficinas, encontros, debates, priorizando a formação cultural  e o diálogo constante com a comunidade.

 

Coletivo os conectores

O coletivo “os conectores” foi criado em 2009 por artistas que desenvolvem trabalhos em diversas áreas, como teatro, música e audiovisual. O coletivo tem em sua trajetória experiência com ações artísticas de intervenção urbana, performances, cenas curtas e espetáculos teatrais, um largo contato com o espaço urbano e a concretização de importantes intercâmbios e parcerias. Os conectores já participaram do I Festival de Performance de Belo Horizonte (2009), do III Breves Cenas de Teatro – Manaus (2010), da 10ª Edição do FIT-BH (2010), do Vazio Festival de Performance – Manaus (2010), da edição especial “Teatro de Rua” do Galpão Convida (2011), em 2012 criou seu primeiro espetáculo de teatro – Suba na vida!, e em 2013 desenvolveu o projeto Conexão Cidade-Margem - projeto de intervenções urbanas com adolescentes da periferia de Santa Luzia.

 

Rosa Choque

Sinopse: Colocar-se no lugar do outro. Misturar as cores, os tons. Confrontar-se. O choque não é de mulheres contra os homens. O choque é contra um pensamento que limita a liberdade humana, mas principalmente, de mulheres. O choque – sem violência – é para que haja o encontro.

Foto:  Fla?vio Charchar

 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.