Eventos

Show Rasga o Coração - canções, com Carol Saboya e Lui Coimbra

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil

R$20,00(inteira)/R$10,00(meia)

Sempre às quartas-feiras, às 20h


 

Em 2016 o Brasil celebra os 150 anos de nascimento de Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), um dos mais importantes letristas da história da música brasileira, autor de sucessos como Luar do Sertão, Flor Amorosa, Ontem Ao Luar, Por Um Beijo, Rasga o Coração, Talento e Formosura, além de amigo (e parceiro) de nomes como Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Irineu de Almeida, Pedro Alcântara e João Pernambuco.

 

Para comemorar a data, o saxofonista, flautista, compositor e arranjador Mário Sève (membro do grupo de Paulinho da Viola desde 1996) idealizou e assina a direção musical da série A PAIXÃO SEGUNDO CATULO - UM OLHAR SOBRE A MODINHA E A CANÇÃO BRASILEIRA, que reúne uma série com quatro shows distintos e tematizados com os cantores Leila Pinheiro, Joyce Moreno, Carol Saboya, Mariana Baltar, Claudio Nucci, Alfredo Del-Penho, Rodrigo Maranhão e Lui Coimbra.

 

Seguindo o formato de sarau, os shows serão protagonizados por estes cantores que irão formar duplas de “neo trovadores” (homem e mulher), acompanhados por um grupo instrumental acústico à base de piano e acordeão (Adriano Souza), violão de 7 cordas (Luiz Otávio Braga), baixo (Dininho, filho de Dino 7 Cordas), sax e flauta (Mário Sève, também arranjador).

 

O objetivo é resgatar a essência da seresta através de uma leitura atual do universo poético e musical de Catulo da Paixão Cearense. Cada espetáculo foi batizado com o nome de uma obra do poeta e apresentará cerca de 15 músicas – incluindo temas instrumentais que inspiraram seus versos –, entre choros, valsas, schottisches, toadas, modinhas e lundus. A série apresentará ao todo 56 músicas, sendo 7 instrumentais e 49 com letra, oferecendo ao público, a cada dia, a chance de conhecer diferentes obras do letrista.

 

O repertório dos shows será formado principalmente pela obra de Catulo, mas incluirá também algumas obras de outros compositores e épocas, afinadas com o universo seresteiro - Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Hermínio Bello de Carvalho, Dori Caymmi, entre outros.

 

Mário Sève, idealizador e diretor musical do evento, explica: “O universo da seresta está focado nesse estilo romântico de canções a partir da modinha. A modinha, como estilo, ainda cruzou o século XX na ‘pele’ de outros diferentes gêneros musicais, tais como a valsa, o tango, a toada, o samba-canção e o bolero, nem todos aqui presentes pelos limites de tempo de cada espetáculo.

Nesta série, houve a preocupação de focar um gênero em cada recital. Assim, separam-se (embora não radicalmente) valsas, canções, modinhas e toadas em títulos de obras de Catulo que representem cada um desses gêneros: 1. ‘Ontem ao luar’; 2.‘Rasga o coração’; 3.‘Talento e formosura’; e 4.‘Luar do Sertão’. A seresta, de uma certa forma, nos convoca a uma viagem profunda ao interior de nossa alma brasileira — pelos seus “causos”, suas práticas musicais disseminadas pelo Brasil afora, por suas tramas poéticas e pela ancestralidade de suas melodias.”

 

Foto: Alessandro Costa Nunes


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.