Eventos

Lírico em Concerto – V Fórum Empresarial do Mercosul

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Palácio das Artes

ás 20h30 - 14 de julho


 

Canções inéditas e obras que marcaram o repertório erudito do Coral Lírico de Minas Gerais no primeiro semestre deste ano dão o tom da série Lírico em Concerto, que receberá no Grande Teatro do Palácio das artes o público do V Fórum Empresarial do Mercosul, encontro que reúne representantes dos Estados-Membros do bloco econômico sulamericano em Belo Horizonte, e o público em geral.

 

O programa da apresentação conta com a suíte inédita no repertório do Coral Lírico Três CançõesLatino-americanas, com as peças En los Surcos del Amor, de Carlos Gustavino; Jacinto Chiclana, deJorge Luis Borges; e o tango Verano Porteño, de Astor Piazzola. Também fazem parte do repertório trechos dos coros da ópera Carmen, de Georges Bizet, e um medley que reúne canções do musical WestSide Story e composições de Fernando Brant.

 

Segundo Lincoln Andrade, as peças remetem às tradições folclóricas da Argentina e contrastam com outras obras já interpretadas pelo CLMG. “Essas peças têm ritmos fortes e são muito melódicas. Um estilo que muitos ainda não conhecem e que têm uma sonoridade muito bonita para a música coral”, explica Lincoln.

 

Ainda no programa, os coros Contrabandistas, Cigarreiras e Les Voici, da Marcha dos Toureiros, da ópera Carmen, de Georges Bizet.

 

O CLMG fará uma sequência das árias Suivons l’amant e Elle a quite ces lieux, da ópera Lucia diLammermoor, de Gaetano Donizzetti. De acordo com Lincoln Andrade, com essas composições, o Coral Lírico “coloca um passo na memória e o outro no futuro”.

 

Medley contemporâneo – Baseado na história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, o musicalWest Side Story, composto por Leonard Bernstein e libreto de Stephen Sondheim, traz mais contemporaneidade às apresentações. Desta peça, o Coral Lírico interpreta as composições Tonight, IFeel Pretty, One Hand, One Heart, Maria e America, acompanhados por piano. O musical explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua de diferentes etnias, no bairro de West Side, em Nova York.

 

O encerramento será marcado por uma homenagem a um dos maiores nomes da música mineira e nacional: o cantor e compositor Fernando Brant, falecido em 12 de junho deste ano. Os coristas interpretam Ponta de Areia; Estrela, Estrela; Bailes da Vida e Para Paula e Bebeto. O arranjo musical é assinado por Fred Natalino e pelo maestro Lincoln Andrade, que destaca este momento final do concerto como uma lembrança à vida e à obra de Brant. “Ele deixou uma lacuna aberta na música brasileira, na esperança por dias melhores, na utopia por justiça e na fé da amizade”, finaliza.

Foto: Divulgação 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.