Eventos

Workshops e Masterclasses - BH

Av. Amazonas, 315, Centro, Belo Horizonte (MG)

Cine Theatro Brasil Vallourec

31 2551-3139

Acesso gratuito aos workshops e masterclasses – Não é necessário realizar inscrição

22 de junho – sexta-feira


No dia 22 de junho, Belo Horizonte será palco para uma grande celebração a um dos mais nobres instrumentos musicais: o piano. Novos e consagrados pianistas se encontrarão no Cine Theatro Brasil Vallourec para um dia dedicado a divulgação e valorização do instrumento. Idealizado pelo consagrado pianista Wagner Tiso, pela produtora Mariana Lisboa e apoio da APPA – Associação Pró-Cultura Promoção das Arte, com patrocínio da Cemig e do Governo do Estado de Minas Gerais, o Festival Internacional de Piano Solo fará a sua estreia em grande estilo.

Os workshops, masterclasses e pockets show serão gratuitos e não será necessário realizar inscrições. Música boa e grandes pianistas para todos, com direito a uma apresentação inédita de encerramento, com Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel, que ministrará o primeiro workshop do dia, às 10h30.

O pianista, flautista e compositor carioca, tem 25 anos de carreira. Suas composições atravessaram fronteiras, e chegaram a países como França e Estados Unidos. Ao final do workshop, Marcos Ariel fará um pocket show exclusivo para o público presente.

Às 14h, Cliff Korman assumirá as atividades. Além de se apresentar em eventos no país e no exterior, Cliff tem uma vasta experiência como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Manhattan School of Music, Escola de Música de Brasília e, atualmente, na Unirio.

Música, arte e direito será o tema abordado por Ricardo Bacelar, às 15h. Além de grande pianista, compositor e arranjador, Ricardo atua em discussões nacionais sobre direitos autorais, incentivo à cultura e é um militante a favor da música nas escolas. O seu trabalho contra o plágio foi referência para várias universidades do país.

Para quem aguardava por uma dobradinha com Wagner Tiso e Amilton Godoy, haverá um masterclass com os músicos, às 16h30. Com 60 anos de carreira, Wagner Tiso foi um dos fundadores do Clube da Esquina. Com mais de 30 álbuns lançados, o músico ainda coleciona trilhas para cinema, TV, teatro e duas peças sinfônicas completas. Reconhecido, principalmente, por sua atuação no Zimbo Trio, Amilton Godoypossui uma extensa trajetória musical. O maestro e arranjador é considerado um dos maiores pianistas do mundo e participou como convidado de orquestras regidas por Júlio Medaglia, Chiquinho de Moraes e Simon Bleche, além de inúmeras parcerias com artistas consagrados. Em 1973, criou, ao lado de Barsotti e Chaves e o baterista João Ariza, uma das mais importantes escolas de música do Brasil: o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical).

Para encerrar o festival, serão realizadas apresentações de piano solo. Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel subirão ao palco do FIPS. Os pianistas Luisa Mitre e Ricardo Itaborahy, além de se apresentarem, receberão os prêmios de revelação.

Luisa Mitre venceu a edição 2018 do Prêmio BDMG Instrumental, além de se destacar pelo melhor arranjo da premiação. Graduada em piano e música popular, e mestre em performance musical pela UFMG, a pianista integra o grupo Toca de Tatu. O seu CD solo de estreia será lançado ainda este ano. Além de ministrar aulas, Luisa se dedica a pesquisa sobre a linguagem da MPB no piano.

Neto do mestre Neném Itaborahy, Ricardo é hoje um dos destaques da nova geração de pianistas mineiros, apresentando-se ao lado de grandes nomes, como Milton Nascimento, Wagner Tido, Toninho Horta, João Bosco e o guitarrista norte americano Stanley Jordan. O pianista estudou no Centro Ian Guest de Aprofundamento Musical no Rio de Janeiro e na Escala Escola de Música e Centro Cultural Pró-Música, em Juiz de Fora.

Foto: Élcio Paraiso


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.