Eventos

O Escândalo Philippe Dussaert

R. Padre Marinho, 60, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG

Teatro Sesiminas

R$ 80,00 inteira / R$ 40,00 meia entrada

25 de junho - às 18hrs


Inédito no Brasil, "O Escândalo Philippe Dussaert", premiado texto do ator e dramaturgo francês Jacques Mougenot, foi o escolhido por Marcos Caruso para ser seu primeiro trabalho solo, depois de mais de 40 anos de uma sólida e premiada carreira no teatro, na TV e no cinema. O espetáculo coleciona críticas positivas e é vencedor de todos os principais prêmios teatrais da temporada carioca nas categorias "Melhor Ator", "Melhor Espetáculo" e "Melhor Produção". Em 2017 parte em sua primeira turnê pelo Brasil, depois de quase 30 mil expectadores em 100 sessões lotadas nos sete meses que esteve em cartaz no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte a apresentação será no Teatro Sesiminas, nos dias 24 e 25 de junho. Sábado, às 21h, e domingo, às 18h.

 

"O Escândalo Philippe Dussaert" é um texto que investiga, com fino humor, os limites da arte contemporânea e as polêmicas em torno do assunto, por meio da história do pintor francês Philippe Dussaert. Nesta peça, o dramaturgo francês usa a figura de um pintor contemporâneo e sua polêmica carreira para fazer, junto ao público, uma reflexão sobre o que é e o que não é arte – o tema é terreno fértil para infindáveis controvérsias e polêmicas.

 

O pintor Philippe Dussaert, nascido no norte da França em 1947, perseguiu obstinadamente em sua trajetória o sentido mais profundo do minimalismo. Sua proposta inicial foi inusitada: reconhecido pelo seu talento de exímio copista, reproduzia quadros famosos de pintores como Da Vinci, Manet, Cézanne, Vermeer, porém excluía da imagem quaisquer personagens humanos ou animais, e preservava fielmente o cenário ao seu fundo. Causando surpresa e inquietude no mundo das artes, ele seguiu radicalizando sua proposta e, pouco a pouco, foi ganhando o mercado de arte contemporânea - suas obras se tornam cada vez mais valiosas e disputadas por grandes museus e colecionadores. A trajetória de Dussaert chegou ao ápice quando ele expos e vendeu, ao custo de 8 milhões de francos, sua obra maior. O episódio deflagra uma reviravolta, que ficou conhecida como 'O Escândalo Philippe Dussaert'.

 

"Cada vez mais me interesso pelo teatro contemporâneo. Como autor, diretor ou ator, quero cada vez mais me debruçar sobre temas contemporâneos. 'O Escândalo Philippe Dussaert' permite uma investigação onde ator e plateia, de maneira divertida e surpreendente, desvendam um dos maiores escândalos da história da arte contemporânea", afirma Marcos Caruso.

Foto: Paula Kossatz


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.