Eventos

Sempre Um Papo com José Santos

Av. Afonso Pena 1537, Centro - BH

Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes

Informações: 31 32611501 - 9 92046367

Entrada Franca

28 de Junho, terça-feira, às 19h30


 

O poeta José Santos é convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “A Divina Jogada” (Editora Nós). A obra faz uma releitura de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri e traz ilustrações de Eloar Guazzelli, parceiro de José Santos há quase dez anos, na autoria de livros infantojuvenis. O livro evoca o estilo do poeta italiano e a estrutura do clássico para contar uma história um tanto quanto diferente aos leitores, mas da qual participam conhecidos personagens, como o próprio Dante. O encontro ocorre no dia 28 de junho, terça-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, sob a mediação do jornalista Afonso Borges, criador do Sempre Um Papo, que comemora 30 anos em 2016. 

 

O resgate da cultura popular, a releitura dos clássicos e a relação do esporte com a literatura são aspectos inerentes ao estilo de José Santos que já tem mais de duas dezenas de livros para crianças e jovens publicados, entre os quais, “A Divina Jogada”, ao qual se somou também o talento do ilustrador Guazzelli, conhecido não apenas por ser um ávido leitor de clássicos mundiais, mas por ter realizado a adaptação de uma série deles, dentre os quais: “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. Juntos, fizeram também   “Futebolíada” que conta, numa versão cheia de graça, humor e leveza, como teria sido a guerra entre gregos e troianos relatada no clássico “Ilíada”, de Homero. 

 

Em “A Divina Jogada”, a dupla, que adora futebol, entra em campo apostando numa jogada inédita que dialoga diretamente com a obra de Dante Alighieri num momento em que se comemoram 750 anos do seu nascimento. Escrito em lúdicas estrofes compostas por três versos decassílabos, com a rima demarcada nas últimas palavras do primeiro e do terceiro verso, a obra apresenta três partidas de futebol sobrenaturais que se passam em estádios com características distintas, cada um compondo um capítulo do livro, como no clássico - Inferno, Purgatório e Paraíso. E tais partidas são assistidas despretensiosamente por dois poetas italianos - Dante e Virgílio -, ponto de vista a partir do qual cada uma delas é narrada. 

 

Em campo, personagens bíblicos, da mitologia e da cultura popular compõem os times em busca da vitória. No Inferno, os poetas assistem ao “clássico mais antigo do universo”, em que o bem enfrenta o mal tendo à frente a Seleção Celestial. Oportunidade única que ambos tiveram para ver de perto “um anjo a bater tiro de meta” enquanto “serafins comem biscoitos de polvilho”. No Purgatório, liderado pelo arcanjo Gabriel e pelo rei Davi, “o time azul é soberano”, deixando “os belzebus com cara de panaca”. No Paraíso, “o Céu tem as mãos na taça”. 

 

As ilustrações compõem os cenários em perspectiva, cada um deles com a predominância da tonalidade que é característica àquele ambiente - Inferno e Purgatório tem tons mais próximos do vermelho, enquanto Paraíso, do azul. Os personagens vivenciam a transição de cores ao passo que fazem a transição dos estádios (capítulos). O início e o fim da história são marcados pela conexão de Dante com a sua amada Beatriz, que pede a ele o regresso à Terra para contar tudo o que viu nesta jornada. 

 

José Santos é natural de Santana do Deserto, em Minas Gerais. Publicou 23 livros pra crianças e jovens, a partir de 2005. Sua obra trata do resgate da cultura popular, da releitura dos clássicos e também da relação do esporte com a literatura. Sempre gostou de brincar com a bola, embora tenha sido um dos piores jogadores da história do futebol amador brasileiro. No entanto, foi craque no jogo de botão, no pebolim e no futebol de preguinho. Com o parceiro Eloar Guazzelli, publicou “Maluquices Musicais” e Futebolíada”, traduzido para o italiano por Roberto Parmeggianni.

 

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.