Eventos

Show “Tucupi com Tacacá”

Rua Aarão Reis, 542 – Centro

Teatro Espanca!

Gratuito

a partir das 19h - 23 de julho


 

“Dona Maria que dança é essa? É carimbó, é carimbo”. Um dos principais ritmos da rica cultura do Estado do Pará, o som do carimbó convida a todos para uma noite animada no Teatro Espanca!, com show do grupo Tucupi com Tacacá, no dia 23 de julho, sábado, a partir das 19h. Apresentação contará com clássicos de compositores tradicionais do gênero como Pinduca e Mestre Lucindo, além de figurinos, instrumentos e coreografias típicas do ritmo. A entrada é gratuita.

 

O carimbó ultrapassou os limites do Estado do Pará: de Fernanda Takai ao músico português Roberto Leal, canções importantes do gênero tem sido cantadas e regravadas por artistas dos mais variados campos musicais. Os elementos que compõem este ritmo delicioso têm uma origem variada: a cultura indígena, aos poucos mesclada com a cultura africana, incorporando também elementos de Portugal, como os estalar dos dedos e as palmas. Inicialmente, em tupi, esta expressão significa tambor (ou curimbó). Gradualmente, o termo foi evoluindo paracarimbó. Com origem na região norte do Brasil, no Estado do Pará, o ritmo se tornou Patrimônio Cultural Imaterial, assim reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

O Tucupi com Tacacá é formado pelos músicos mineiros Marina Araújo, Frederico Campos, Ana Luísa Cosse, Adriane Spínola, Viviane Cosse e Maria Luiza Pinho. Com apresentações animadas, o público é convidado a conhecer o ritmo e se embalar nesta dança. No repertório, canções como “Sinhá Pureza” (Pinduca), “Pra dançar Carimbó” (Chimbinha), “Siriá, meu bem, Siriá” (Pinduca) e “Pescador”(Mestre Lucindo).

 

O figurino dos cantores e percussionistas segue a tradição do carimbó do norte brasileiro e os instrumentos utilizados no show também: há curimbó, maracas, ganzás, banjo, flauta, congas, djembés e atabaques. Um grupo de dançarinos acompanha o show, ensinando a dança do carimbó e fazendo com que todos se sintam à vontade para dançar, cantar e se divertir ao som da música paraense.

 

::Mostra Arte no Centro::

 

A Mostra Arte no Centro faz parte do projeto Arte no Centro, idealizado pelo Espanca!, com o objetivo de fomentar a criação em arte contemporânea, democratizar seu acesso e viabilizar iniciativas culturais não hegemônicas. Desde 2010 o Grupo Espanca! abre espaço para outros artistas ocuparem sua casa com a realização de apresentações gratuitas ou a preços realmente populares.  Com foco no diálogo e na troca, o grupo vem realizando uma curadoria através de editais de ocupação desde 2013. Grande parte dos espetáculos e atividades que integram esta edição foram selecionados desta forma, outros foram convidados.

 

Os artistas selecionados via edital de ocupação se inscreveram em duas categorias: Ocupação Livre ou Cinema de Fachada. Na Ocupação Livre foram analisadas propostas de qualquer linguagem artística (teatro, dança, circo, audiovisual, culturas populares, música, performance, artes visuais, literatura, etc) em qualquer formato (criações, apresentações, exposições, feiras, mostras, oficinas, ateliês, etc), com atividades abertas ao público. Já para a categoria Cinema de Fachada foram recebidas propostas audiovisuais para exibição/projeção na fachada do Teatro Espanca! que dialogassem com a rua e com a comunidade que vive/circula pela Aarão Reis.

 O 4º Edital de Ocupação do Teatro Espanca! é realizado com recursos do Edital Cena Minas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

 

 :: sobre o TEATRO ESPANCA!

 

Há mais de 5 anos, o grupo Espanca! desdobra seu trabalho artístico na concepção de um espaço que tornou-se referência na cena cultural belo-horizontina abrigando reuniões, ensaios, oficinas, debates, apresentações de teatro, performances, shows, projetos experimentais, saraus, feiras, exposições, atividades criativas e coletivas feitas por artistas e grupos culturais da cidade e do país. Estima-se um público total de 22.000 pessoas e mais de 800 agentes culturais envolvidos em sua programação. Nas três edições anteriores, o Edital de Ocupação do espaço recebeu mais de 300 inscrições e apoiou 14 projetos de música, cinema, culturas periféricas, dança, teatro, exposições de artes visuais e residências em artes gráficas.

 

O Teatro Espanca! está localizado na rua Aarão Reis, hipercentro de Belo Horizonte. Esta rua, frequentada diariamente por milhares de pessoas de diferentes classes e ocupações, abriga a estação central do metrô, uma parada ferroviária, terminais de ônibus e comércio popular. Historicamente habitada por pessoas em situação de rua, o quarteirão que liga a Praça da Estação ao Viaduto Santa Tereza é hoje um dos territórios culturais mais potentes da cidade. Nos últimos anos, o baixio do viaduto tornou-se uma arena urbana da diversidade cultural. A manutenção do Teatro Espanca! também se dá em diálogo com a comunidade ao seu redor, através de práticas diárias de convivência, ações políticas e intervenções estéticas realizadas em diálogo com a rua, sua diversidade e suas contradições.

Foto: Mayra Mendes


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.