Eventos

Exposição: Brasil Indígena – Herança e Arte

Rua Gonçalves Dias, 1608 - Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

Centro de Arte Popular - Cemig

(31) 3222-3231

Entrada Gratuita

Terças, quartas e sextas-feiras: 10h às 19h Quintas-feiras: 12h às 21h Sábados e Domingos: 12h às 19h


 

O Centro de Arte Popular – Cemig, instituição vinculada à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, inaugura no dia 04 de junho (quarta-feira), a mostra Brasil Indígena – Herança e Arte.  A exposição apresenta registros fotográficos e, principalmente, objetos que revelam o modo de vida das comunidades indígenas, bem como a relação desses grupos com o mundo espiritual.

 

A mostra, que será aberta para visitação do público no dia 04 de junho, na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular – Cemig, apresenta setenta e quatro peças do acervo do Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil representando vinte e duas etnias, por meio de duas grandes classes de artefatos etnográficos.

 

Na primeira classe reúnem-se utensílios e implementos ligados às atividades de subsistência, conforto doméstico e pessoal, artefatos relacionados a atividades agrícolas, de caça e pesca, atividade guerreira, de artesania, transporte e utensílios que guarnecem a casa, indispensáveis ao preparo e serviço de alimentos, bem como ao conforto doméstico. Entre esses, encontram-se cerâmicas, trançados, cordões, tecidos, bancos, armas e utensílios de madeira.

 

No segundo grupo estão adornos e objetos de uso pessoal, além dos artefatos utilizados em rituais mágicos e lúdicos. São objetos de diversas matérias-primas e técnicas, dentre os quais têm destaque os paramentos plumários. Os adornos plumários, criações eminentemente masculinas, não servem apenas para enfeitar o corpo, podem ser aplicados a outras superfícies como armas, instrumentos musicais, máscaras, e não podem ser vistos como atributo meramente decorativo.

 

A mostra Brasil Indígena – Herança e Arte tem entrada gratuita, e ficará em exposição até o dia 05 de outubro, na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular – Cemig.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.