Eventos

Observação do céu noturno no terraço astronômico

Praça da Liberdade, 700, Belo Horizonte, MG

5º andar do do Espaço do Conhecimento UFMG

Informações ao público: No telefone (31) 3409 8350

gratuita, retirada de senha a partir das 17h30 na recepção

de 31 de março a 13 de outubro, das 19h Às 21h


 

O Espaço do Conhecimento UFMG reabre ao público o terraço astronômico. O destaque é a observação via telescópio de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, que está em uma posição favorável para visualização.


Como explica o coordenador no núcleo de astronomia do museu, Leonardo Marques, além de Júpiter, será possível ver algumas de suas “luas”, isto é, os satélites naturais que giram ao redor do planeta. “Pelo nosso telescópio é possível observar as faixas equatoriais de Júpiter, bem como os seus satélites naturais, conhecidos como satélites galileanos. Os primeiros registros da observação destes satélites são do libro Siderius Nuncius de Galileu Galilei”, detalha.


O terraço astronômico fica no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. O terraço possui um telescópio e teto retrátil, que permite a observação do céu noturno. Todas as visitas são guiadas e orientadas pela equipe de astronomia do Espaço. O acesso é totalmente gratuito, basta apenas retirar senha na recepção do museu. São 120 senhas disponíveis por dia, distribuídas a partir das 17h30.


Como a observação do céu só é possível em épocas de pouca nebulosidade, o terraço é aberto apenas no período seco do ano, de março a outubro. Caso as condições meteorológicas no dia impeçam as observações, o terraço poderá ter as atividades suspensas.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.