Eventos

Exposição “Verdades em Olhares”

Rua da Bahia, nº. 916

Centro de Documentação e Memória (CDM)

Entrada Gratuita

de 9 às 18h, de segunda a sexta-feira


 

De 11 a 30 de julho, o Centro de Documentação e Memória (CDM) do Coren-MG exibe a exposição “Verdades em Olhares”, do artista plástico paulista Fhero.

 

Natural de Osasco, ele utiliza o grafite para expressar seu trabalho com formas agressivas e, ao mesmo tempo, harmoniosas. O ano de 1997 foi o início de Fhero no mundo do grafite. Aos 13 anos, com alguns amigos, ele já arriscava seus primeiros traços. “Eu tinha vontade de ir mais longe, de expandir minhas criações, usar outros recursos e suportes. Essa minha vontade foi completamente respondida no dia em que fiz esse 1° Graffiti”, revela Fhero.

 

Desde então, esta modalidade de arte faz parte de sua vida. “Sinto que é a minha missão. Através do Graffiti, eu falo o que penso, exponho minhas ideias e sei que seria pouco possível fazer isso de outra maneira. Por meio do Graffiti eu luto por um mundo melhor.”

 

Hoje, com sua vida profissional totalmente inserida nesse universo, Fhero utiliza o Graffiti em projetos sociais, trabalhos para empresas e o disponibiliza em maior escala para o grande público. “Atualmente trabalho com minha própria marca destreet wear e com uma Organização Não Governamental (ONG) que atua em medidas socioeducativas.”

 

 No decorrer dos anos, o artista participou de muitos eventos nacionais e internacionais. Um deles foi a conceituada exposição ”Guerra e Paz”, de Cândido Portinari, realizada no memorial da América Latina, em São Paulo. “Desenvolvi uma pintura no encerramento da exposição”, conta. Além desta, o artista participou de exposições coletivas, como na Bienal Internacional Graffiti Fine Art, promovida Museu Brasileiro da Escultura(MuBE), em São Paulo, e de “Essência”, evento francês com artistas de varias nacionalidades. No cenário internacional, um dos eventos do qual participou foi o “Muro por La Paz”, um dos maiores painéis temáticos do mundo, instalado no Chile.

 

Entre as exposições individuais que produziu, Fhero acredita que “Verdades em Olhares” tem um valor muito especial. “Por ser uma ideia antiga, uma vontade de trabalhar com desenho e com técnicas mistas no papel Kraft, no qual já tinha feito alguns trabalhos e obtive um resultado bem legal”, revela.

 

O artista diz que “Verdades em Olhares” conta um pouco algumas de suas opiniões, de sentimentos e sensações. “Cada trabalho traz uma verdade que está tatuada em cada traço, olhar ou vestígio de vida. Procurei traduzir em imagens a beleza da vida e que nos é empoeirada. Acredito na frase que um dia escutei: ‘o mundo em que vivemos precisa de beleza para não cair em desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração’. (Mensagem do Concílio aos artistas, 1965 apud Carta aos artistas do Papa João Paulo II, 1999). Essa frase mudou minha maneira de pensar e ver a vida e o que faço”, finaliza Fhero.

 

A exposição ocorrerá de 11 a 30 de julho de 2014, no CDM, que está situado na Rua da Bahia, nº. 916, no 4º andar, no Centro de Belo Horizonte. Horário de funcionamento de 9 às 18h, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.