Eventos

2º Encontro Lady’s Comics

Rua Aarão Reis - Centro – Belo Horizonte

Centro de Referência da Juventude

Entrada Gratuita

De 29 a 31 de julho de 2016 - das 9h às 20h


 

Para desmistificar que o universo dos quadrinhos é formado apenas por homens, as mulheres vêm reivindicando, cada dia mais, seu espaço no mercado de HQ's. E, afinal, quem são essas mulheres e o que elas andam produzindo? De que maneira estão transformando esse cenário com seus desenhos e textos? Para refletir sobre essas questões e evidenciar o trabalho realizado por elas, a Fundação Municipal de Cultura, por meio do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) e o coletivo Lady’s Comics, promovem a segunda edição do encontro internacional que reúne mulheres quadrinistas. Pioneiro na América Latina, o evento ocorre entre 29 e 31 de julho, no Centro de Referência da Juventude (CRJ). Oficinas, painéis, intervenções permanentes e exposições integram a programação do evento. Todas as atividades são gratuitas. A grade completa está disponível no site www.ladyscomics.com.br/elc/

 

Como parte de algumas ações e atividades que serão propostas pelo FIQ-BH, neste ano de 2016, o encontro traz para o centro dos debates o tema “Primeira Viagem”. De acordo com Mariamma Fonseca, uma das organizadoras do projeto, essa é uma abordagem do começo de cada etapa das histórias em quadrinhos, ou seja, da criação, produto final e venda. Um dos intuitos do encontro é ajudar a empoderar essas mulheres por meio de sua profissionalização e auxiliá-las na formação crítica e criativa.

 

Mariamma conta que nos últimos três anos houve um grande aumento da participação feminina na cena dos quadrinhos brasileiros. “As quadrinistas sempre estiveram nesse meio, mas agora existem novas autoras chegando e interessadas em divulgar seu trabalho, debater sobre representação, usar sua arte para contar diversas histórias”.

 

“Falar da primeira viagem é falar do início de tudo. Como embarcar nesse ramo de forma criativa e segura, por exemplo. Para isso teremos participantes que estão envolvidas com diversas etapas da produção de quadrinhos como representantes de editoras e revistas, coloristas, desenhistas e roteiristas. Será um espaço de diálogos diversos, ricos de olhares e experiências sobre a nona arte”, destaca Samara Horta, também organizadora do evento.

 

Para Afonso Andrade, coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, o evento tem feito um trabalho fundamental de divulgação e pesquisa mostrando não só a representação, mas a participação da mulher na criação de HQ's. “Para mim o Encontro Lady’s Comics é a materialização de todo o trabalho que as meninas já desenvolvem no site e nas redes sociais. Uma forma de ampliar o público e conseguir envolver ainda mais pessoas para uma discussão tão relevante como a que é proposta. O FIQ é uma referência quando se fala em quadrinhos então nada mais natural que o festival abraçasse este encontro. Discutir representatividade e diversidade é um dos nossos objetivos no FIQ e se constitui como política cultural da Fundação Cultural de Minas Gerais”, revela.

 

Programação

Oficinas, painéis e intervenções permanentes são algumas das atividades propostas na programação do “2º Encontro Lady’s Comics” que é totalmente gratuita. Entre as convidadas desta edição estarão quadrinistas internacionais (Clara Lagos, Sole Otero e Mariela Acevedo – Argentina e a chilena Katherine Supnem), pesquisadoras e interessadas na área.

 

Cris Peter, colorista de grandes editoras do mercado americano, é presença garantida no evento. Como o projeto visa resgatar e preservar a memória dessas profissionais, o encontro receberá ainda autoras que ajudaram a construir a história das HQs, como Ciça Pinto (Folha de São Paulo) e Crau da Ilha (O Bicho).

 

”Sabemos muito pouco das produções feitas por quadrinistas do Chile e da Argentina, por exemplo. Por isso, estamos investindo na presença de autoras latinas. Temos consciência de que é preciso proporcionar a vinda dessas pessoas para começarmos a nos aproximar de seus trabalhos, já que raramente são publicados no Brasil. Somos muito próximas geograficamente, mas muito distantes em termos de acesso à produção impressa delas”, explica a também organizadora, Samanta Coan.

 

“Chicks on Comics” e QUATI – os destaques da programação

O “2º Encontro Lady’s Comics” traz ainda a mostra inédita no Brasil “Chicks on Comics”, que já passou por Berlim e Argentina. A exposição é formada por um coletivo de nove quadrinistas de diferentes países que atuam desde 2008 no site www.chicksoncomics.tumblr.com. Clara Lagos, Power Paola, Maartje, Sole Otero, Caro Chinaski, Anna BB, Delius, Chiquinha e Julia Homersham apresentarão 20 obras aos brasileiros. “Muitas usam o humor em suas tiras e são nove artistas com traços bem diferenciados, o que deixa o trabalho bem mais rico. Será uma exposição pequena do coletivo mas podemos garantir ao público um passeio criativo e descontraído por quadrinhos latinos e europeus”, prometem as organizadoras.

 

Quem estiver presente no encontro também terá a oportunidade de conhecer com exclusividade o QUATI (Quadrinhos, educação, traços e imaginação) – projeto aprovado através de edital municipal “Descentra Cultura” que será lançado oficialmente ainda este ano – que contempla o público infantil e educadores, por meio de oficinas de incentivo à leitura, uso da arte sequencial em sala de aula e produção de história em quadrinhos.

 

Para esta segunda edição do encontro Lady’s Comics, a expectativa das organizadoras é reunir um número maior de participantes e um público mais diferenciado. “Precisamos colocar a pauta em outras rodas. Não adianta falar sobre o tema com as mesmas pessoas ou apenas para mulheres. Queremos também dialogar com educadores, crianças e jovens. Dar acesso a outros tipos de quadrinhos e permitir o contato com suas autoras”, esclarecem.

 

O 2º Encontro Lady’s Comics é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e co-realização do coletivo Lady’s Comics. Contando com o apoio da Oi Futuro, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Oi.

 

Festival Internacional de Quadrinhos | FIQ-BH

O FIQ é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Fundação Municipal de Cultura. Embora sua programação varie de edição para edição, o festival reúne, geralmente, convidados nacionais e internacionais, exposições, lançamentos, feira de publicações, sessões de vídeo, oficinas, palestras, mesas redondas e várias outras atividades. O festival é considerado o maior evento de quadrinhos do país.

 

Foto: André Coelho

 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.