Eventos

Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro

Praça da Liberdade, 10 - Funcionários - Belo Horizonte - MG.

Casa Fiat de Cultura

Agendamento de visitas: (31) 3289-8910 ou [email protected]

Entrada Gratuita

Visitação: 3ª a 6ª das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados das 10h às 18h


 

Riquezas e encantamentos da arte napolitana e brasileira na exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura. Oficinas e visitas especiais, oferecidas pelo Programa Educativo, assim como a entrada à exposição, são gratuitas. Não é necessário realizar agendamento para participar, basta comparecer ao balcão do Programa Educativo, localizado no hall principal da Casa Fiat de Cultura. A exposição está aberta para visitação neste feriado, sábado e domingo, das 10h às 18h. 

 

O visitante conta com uma programação paralela que permite fazer uma imersão no universo do Barroco, de forma lúdica e rica em conhecimento. A visita para famílias e amigos, realizada às 10h30, 13h30 e 16h30, possibilita que o público faça seu próprio grupo e conte com educadores especialistas no conteúdo da mostra para conhecê-la, com material especial para crianças. Após a visita, também é oferecida uma oficina que trabalha visões e técnicas artísticas, entre desenho e modelagem dando vida à personagens por meio da criatividade dos visitantes. Outra atrativa opção é a oficina “Paisagem Sonora: Barroco X Contemporâneo”, realizada das 15h às 16h30.  A proposta é imaginar o ambiente sonoro das cidades coloniais mineiras, contrapondo esse cenário com o ambiente contemporâneo, sejam os ruídos das ruas, música das igrejas ou festas, e um paralelo entre os instrumentos, ritmos e canções coloniais e atuais.  

 

Imperdível

A exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro, montada exclusivamente para a inauguração da Casa Fiat de Cultura na Praça da Liberdade, traz ao público inúmeros motivos para ser visitada. Além de reunir raras esculturas apresentadas aos brasileiros pela primeira vez, algumas das obras italianas – vindas da mais importante instituição com acervo em prata do mundo – são verdadeiras relíquias. Elas trazem consigo resquícios originais (como lascas de ossos) de santos da Igreja Católica, se tornando relicários de santos como São João Batista, Santo Agostinho e Santo Inácio de Loyola. São representantes de uma fé incomensurável e extraordinária do povo napolitano. Junto a elas, se unem sete esculturas de Aleijadinho, consideradas obras-primas do barroco brasileiro, e contracenam com outros exemplares de grandes mestres consagrados na história da arte do Brasil.  A mostra é uma realização da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Base7 Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio do Banco Safra.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.