Eventos

Coral Cidade dos Profetas - Tributo a Manoel Dias de Oliveira

Congonhas

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Gratuito

ás 11h - 11 de outubro


 

O Coral Cidade dos Profetas homenageia, no dia 11 de outubro, às 11h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos,um dos mais importantes ícones da música colonial mineira, o grande mestre Manoel Dias de Oliveira (1735-1813). Com participação especial da solista Elenis Guimarães, o concerto será regido pelo maestro Herculano Amâncio, à frente do Coral desde sua fundação. No programa, Kirie Missa de Oitavo Tom, Vespere Autem e Magnificat, de Manoel Dias de Oliveira,Concerto para dois violinos em lá menor, de Vivaldi, Alleluia, de Mozart, Ária para soprano e Glory to God O Messias, deHaendel, e Jesu Mine Freud, de Bach.  A apresentação faz parte da série Concertos Coloniais, que também integra às homenagens ao Bicentenário de Aleijadinho. O projeto tem patrocínio da Vale e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Congonhas.

 

O compositor homenageado atuou, principalmente, na Comarca do Rio das Mortes, região que compreendia as vilas de São João d´El Rei, São José do Rio das Mortes, hoje (Tiradentes) e Prados. Mas há documentos que atestam sua atuação no Arraial das Congonhas, onde compôs várias peças musicais para os festejos do jubileu. Além de obras do consagrado compositor brasileiro, o concerto promove, uma vez mais, um diálogo estético e artístico entre a música sacra antiga de Minas e a música de grandes mestres europeus, possibilitando ao público conhecer um pouco mais da música barroca mineira e da música universal.

 

As próximas apresentações do Coral Cidade dos Profetas serão nos dias 8 de novembro, no encerramento do Bicentenário de Aleijadinho, e 13 de dezembro, em apresentação com músicas natalinas.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.