Eventos

Mostra Coletiva – Programa Bolsa Pampulha 2013/2014

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha, Belo Horizonte.

Museu de Arte da Pampulha

Informações para o público: (31) 3277-7946

Entrada gratuita

, de terça a domingo, das 9h às 18h30


 

A Fundação Municipal de Cultura inaugura no próximo sábado, dia 9 de agosto, às 16h, no Museu de Arte da Pampulha a mostra coletiva com os trabalhos dos dez artistas contemplados pela Programa Bolsa Pampulha 2013/2014. As obras revelam os processos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas desde setembro de 2013 na capital. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até 26 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

 

A exposição vai ocupar diversos espaços do MAP: salão nobre, mezanino, sala multiuso e área externa. São obras de varias linguagens diferentes, entre elas desenho, pintura, instalação, vídeos e intervenções urbanas. “Esta exposição mostra o resultado da experiência que o programa proporcionou aos residentes, não apenas o de criar uma obra de arte, mas ampliar seus conhecimentos, vivenciando o cotidiano da capital, estabelecendo constante diálogo com a cidade e sua cultura”, afirma Michelle Mafra, gestora do MAP.

 

Durante o período de residência em BH, os bolsistas desenvolveram trabalhos de pesquisa, criação e produção de obras de arte, orientados por uma comissão composta pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, crítico de arte e curador Agnaldo Farias, pela artista plástica, professora e pesquisadora da Escola de Belas Artes da UFMG, Elisa Campos, pela gestora cultural, pesquisadora e curadora espanhola, Marta Ruiz, e ainda pelo crítico de arte e curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Ricardo Resende.

 

Os artistas selecionados nesta edição do Bolsa Pampulha e que assinam as obras em exposição são Alan Fontes (Belo Horizonte, MG), Fernanda Rappa (Jundiaí, SP), Flávia Bertinato (Pouso Alegre, MG), Frederico Filippi (São Carlos, SP), Márcio Diegues (General Salgado, SP), Pierre Fonseca (Araçuaí, Vale do Jequitionha, MG), Ricardo Burgarelli  (Belo Horizonte, MG), Ricardo Reis (Santos, SP), Sara Não Tem Nome (Contagem, MG), Tatiana Devos Gentile (Rio de Janeiro, RJ).

 

O Bolsa Pampulha

Criado em 2003, o Bolsa Pampulha é um programa de residência artística que permite aos artistas selecionados o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, além de criação de propostas exclusivas e produção de obras em Belo Horizonte. Atualmente em sua 5ª edição, o Bolsa Pampulha cria condições para a discussão crítica sobre a prática dos artistas, propicia o intercambio cultural e expõe o ousado olhar de artistas de uma nova geração, colocando Belo Horizonte nas importantes discussões da arte contemporânea. O propósito é promover e fomentar as artes visuais em Belo Horizonte, contribuindo para o processo formativo da comunidade artística local e nacional, e favorecendo a produção artística jovem. 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.