Eventos

Exposição “Cor, Luz e Movimento”

Rua da Bahia, 2.244 - Lourdes - BH

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube

Entrada Franca

terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.


 

No dia 13 de agosto, a Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube abre ao público a exposição “Cor, Luz e Movimento”, integrando Belo Horizonte à celebração de um movimento artístico que rompe as fronteiras entre pintura, escultura e tecnologia. A mostra homenageia o artista Abraham Palatnik, em uma sala especial com 12 obras selecionadas.  Palatnik é um dos pioneiros da arte cinética no mundo, corrente que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos e ilusão de ótica, com resultados de alta densidade poética. Aos 86 anos, o artista potiguar de origem judaica, residente no Rio de Janeiro desde o final dos anos 40, continua encantando críticos e público com uma produção de alta qualidade, fruto de intensa pesquisa visual, rigor técnico e precisão matemática.

 

Para a exposição, que tem curadoria do crítico Marcus Lontra, foram convidados 10 destacados artistas nacionais, cujas produções estabelecem contato próximo com as obras inovadoras de Palatnik. A exposição apresenta ainda um conjunto expressivo de obras de artistas do Museu do Inconsciente do Rio de Janeiro, instituição criada pela psiquiatra Nise da Silveira, de grande influência na formação conceitual de Palatnik.

 

A Galeria fica aberta de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. A entrada é franca.

 

“Cor, Luz e Movimento” dá início à série “Arte e Indústria”, que integra as ações do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes, iniciativa patrocinada pela Confederação Nacional da Indústria, através do SESI e SENAI. A iniciativa, que tem por objetivo valorizar as relações entre as atividades industriais do setor artístico, foi apresentada inicialmente no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

 

Essa é a terceira exposição da Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, inaugurada em outubro de 2013. O espaço já recebeu as mostras “Tomie Ohtake 100 anos”, em comemoração ao centenário da artista e “Retrospectiva, Cotidiano e Sonho”, da mineira radicada no Rio, Wilma Martins.

 

Artistas: Abraham Palatnik, Ana Linnemann; Arthur Amora, Braga Tepi, Bruno Borne, Carlos Krauz, Carlos Pertius, Claudio Alvarez, Deneir, Eduardo Coimbra, Emygdio de Barros, Fernando Diniz, Luiz Hermano, Robson Macedo, Wagner Malta Tavares.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.