Eventos

Exposição: Áreas de Intermitência de André Hauck

Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte

Funarte MG (Fundação Nacional de Artes)

Informações: (31) 3213-3084

Entrada Franca

Quarta a domingo 11h às 21h


 

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) realizará no dia 01 de agosto de 2015 (sábado), o lançamento da exposição “Áreas de Intermitência” do artista visual e fotógrafo André Hauck, contemplado pelo edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014.

 

A exposição propõe, através de registros fotográficos, um questionamento sobre como os habitantes dos grandes centros urbanos moldam e configuram os espaços onde vivem. As fotografias foram realizadas entre 2010 e 2014 no território metropolitano de Belo Horizonte e seu entorno. A proposta tem como objetivo instigar o pensamento sobre os diversos aspectos das territorialidades desta cidade, enfatizando as dinâmicas de integração e fragmentação do espaço urbano. Na exposição serão apresentadas as séries “Desvios, Limítrofe e Sombras”.

 

Em “Desvios”, André Hauck procura pensar a ocupação da cidade pela arquitetura vernacular construída por não-arquitetos. Já em “Limítrofe” a intenção foi realizar  um arquivo fotográfico a partir do mapeamento de diferentes zonas urbanas do entorno de Belo Horizonte.

 

 Finalizando em “Sombras” o objetivo foi  produzir registros fotográficos indiretos que proponham uma reflexão sobre a condição dos moradores de rua e através dos vestígios, pensarem a situação de visibilidade e invisibilidade destes indivíduos.

Durante o período da exposição será disponibilizado a áudio descrição direcionado aosportadores de deficiência visual.

 

No dia 12 de setembro (quinta-feira) ás 15h, haverá uma roda de conversa com o autor das fotos André Hauck sobre o lançamento do catálogo das fotos.

A mostra fotográfica inicia sua visitação no dia 02 de agosto até o dia 14 de setembro.

A Funarte MG está localizada na Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte.

 

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014

O Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 estimula a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea brasileira, fomentar, promover e difundir a produção artística, a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo, como resultado esperado, para a formação de público e a construção da história da arte mais recente no país.

 

 André Hauck

Mestre em Artes Visuais pelo programa de pós graduação em artes da UFMG. Atualmente reside em Belo Horizonte, no qual atua como artista visual e fotógrafo. Desde 2002 trabalha com a fotografia criando um diálogo entre os processos documentais e as artes visuais propondo um questionamento sobre como os habitantes dos grandes centros urbanos moldam e configuram os espaços onde vivem.

 

André Hauck já recebeu importantes prêmios como o Prêmio Conrado Wessel de a Arte 2014, Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014, a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014 com o projeto “Escavar o Invisível”, o prêmio aquisitivo  do “Situações Brasília 2014”, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013, o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez e o 1º Programa Anual de Fotografia do CCSP, São Paulo.

 

 No ano de 2012 esteve presente na  residência “QUIÉN PUEDE VIVIR EN ESTA CASA?” em Buenos Aires e em 2013 na residência “REUSO do JACA” em Belo Horizonte/Salvador. Participou do Sony World Photography 2013, na categoria profissional, o Prêmio FCW, XIII Salão de João Pessoa, o 38º Salão Luiz Saciloto, bem como o 63º Salão Paranaense, o Prêmio Porto Seguro de Fotografia e o 15º Salão da Bahia.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.