Eventos

Exposição: Fotografias " 4x4 "

Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Galeria de Arte do BDMG Cultural

Informações (31) 3219-8486

Gratuito

10h às 18h, diariamente


 

No dia 19 de agosto comemora-se o dia mundial da fotografia. Durante todo o mês, a Galeria de Arte do BDMG Cultural celebrará a data com a exposição de fotografias 4x4, de Adolfo Cifuentes - Rosceli Vita, Gualter Naves, Jade Liz e Thierry Carré, de 7 de agosto a 7 de setembro, diariamente, das 10h às 18h. O acesso é gratuito.

 

Adolfo Cifuentes e Rosceli Vita optaram por dois eixos para o desenvolvimento do trabalho, a materialidade a as fragmentações. A materialidade da imagem foi abordada a partir de suportes da cultura industrial, como embalagens, tampas de garrafas de refrigerantes, plásticos e lixo industrial. Já as fragmentações se deram por meio do corpo, do retrato, da representação do sujeito, das multiplicidades do indivíduo e suas camadas.

 

Com um trabalho de caráter jornalístico e documental, Gualter Naves utiliza a fotografia para apresentar sua ideologia e filosofia de vida. Ele registra a realidade e propõe uma reflexão lúcida sobre a existência. As imagens revelam um jogo de futebol no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. No campo, crianças descalças participam de uma partida de futebol e, por um instante, esquecem das dificuldades do dia a dia. Uma das imagens que compõem a exposição ficou em primeiro lugar na categoria Yellow, no concurso mundial de fotografia 2014 promovido pela revista francesa Photo.

 

Explorando outra face da fotografia, Jade Liz se inspira na natureza morta, “mas não tão morta assim”, como a própria artista pontua. Há sempre a identificação de uma perspectiva de continuidade, com transformações que dão novas formas e significados à natureza. No trabalho, autorretratos revelam a necessidade de representar a condição interna da artista.

 

Já o fotógrafo Thierry Carré submete seu olhar ao registro da representação do real. Por meio da arquitetura, trabalha as luzes, sombras e dessa forma desenvolve seu olhar artístico. As janelas passam a ser mais do que objetos, se afigurando como arte, resultando em objetos simbólicos que vão além da tarefa de proteger e delimitar ambientes.

 

A coletiva é formada por trabalhos individuais, inscritos para o programa Mostras BDMG. A comissão julgadora da edição 2015, composta por Ana Cristina Brandão, Marcos Hill e Paulo Nazaré reuniu as propostas por se tratarem de linguagens e abordagens diferentes, mas unidas pela forma peculiar de cada artista se relacionar com a fotografia, independentemente da temática.

 

 Foto: Gualter Naves


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.