Eventos

Exposição “Pássaros que vivem avoando, vivem avoando sem nunca mais parar”

Rua Pouso Alegre, 2048 - Santa Tereza. Belo Horizonte.

Galeria Mama/Cadela

Informações: (31) 2552-2048

14h às 20h


 

A Galeria de Arte Mama/Cadela recebe, a partir de 15 de agosto, a exposição “Pássaros que vivem avoando, vivem avoando sem nunca mais parar”, com obras de arte desenvolvidas pelos integrantes do Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário. A unidade é parte da rede pública de referência em saúde mental do SUS em BH.

 

A mostra inclui 350 trabalhos de 48 expositores que são atendidos na unidade de saúde mental, criando pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, colagens, lambe-lambe, textos, cerâmicas e vídeos no Centro, que fica na zona Leste de Belo Horizonte. As atividades artísticas fazem parte do processo de inclusão das pessoas com transtornos mentais no contexto de uma reforma psiquiátrica. Este conceito de saúde se afasta de antigas estruturas, como os manicômios, e se aproxima de novas abordagens, como estes centros culturais e outras unidades de atenção à saúde.

 

As curadoras da exposição, Maira Paiva e Ana Pedrosa, que atuam no centro de convivência, afirmam que a exposição traz para o público a possibilidade de explorar um território de encontros do fazer artístico experimental, lúdico, coletivo e político. “Dar corpo ao que é pulsão é fazer do exercício cotidiano, do lugar da arte, uma construção de liberdade. Nesse cenário, os trabalhos desenvolvidos carregam a pintura-escrita da vida, de onde não se pode permanecer sem avoar”, explicam.

 

A abertura da exposição acontece no dia 15 de agosto, a partir das 15h, e conta com uma série de atividades artísticas: apresentações musicais dos frequentadores do Centro de Convivência, roda de samba e Rock do Rosário, coordenada por Diego Hemétrio; pocket shows; performance de Edmundo Veloso Bidûffer Barraba Caetano Kondzoká e Ludmila Kondziolková; lançamento do ato-revista A Língua do Bispo; feira de cerâmica; exibição de vídeos e baile de Black Music no encerramento. O evento tem entrada franca.

Foto: Divulgação 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.