Eventos

Projeto Criações de Bolso – Amélia - Nome Provisório

Av. Augusto de Lima, 420, Centro

Teatro de Bolso do Sesc Palladium

Informações: (31) 3270-8100

1kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc ou R$10

ás 19h - 05 e 06 de setembro


O Sesc Palladium segue com a programação do projeto Criações de Bolso e apresenta, nos dias 5 e 6 de setembro, o espetáculoAmélia - Nome Provisório, com direção de Rafael Lucas Bacelar e atuação de Ana Paula Torres e Isabela Arvelos. Trata-se deuma discussão sobre a identidade da mulher e suas dúvidas a respeito de seu papel social e o que se espera de uma “Amélia”. A entrada é mediante a doação de 1kg de alimento ou R$10 (inteira). Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 15% de desconto no valor da inteira. No dia 6, após a apresentação, haverá um bate-papo gratuito com o público para discussão sobre a montagem. 

 

SOBRE O ESPETÁCULO

Amélia - Nome Provisório apresenta como principal proposta uma discussão que está em voga nos dias atuais: a relação do indivíduo frente à definição de sua identidade dentro de uma sociedade com conceitos já estabelecidos e convencionados. Através do nome Amélia, que também é carregado de significados, o espetáculo propõe a discussão em torno da contradição entre a identidade contraventora de uma mulher fora dos padrões, que tenta se enquadrar nessa imagem de mulher ‘de verdade’, perfeita em seus papeis sociais, admirada por tantos autores e compositores.  O caráter provisório é para proteger as nuances de personalidade da personagem. A transitoriedade permite que ela seja algo diferente de ‘Amélia’. As várias possibilidades de interpretação apresentadas pela personagem fazem com que ela passeie dentro de sua variedade de perfis em seus papéis sociais.

Os principais métodos utilizados para montagem do espetáculo, do ponto de vista dramatúrgico, foram o de “plágiocombinação” utilizando-se de várias referências de livros, filmes e músicas para composição do todo, além de intertextos para criação do enredo costurado da história de Amélia. Separar a história da personagem em capítulos, como se fosse um livro, além de apresentar uma maneira estética diferenciada para contar a vida dela, permite que o público compartilhe do momento, como se fizessem parte dessa história.

O DIRETOR

Rafael Lucas Bacelar é ator/pesquisador, bailarino e diretor, formado no curso técnico de formação em ator (UFMG) e está se graduando em bacharelado de teatro (UFMG). Pesquisador/bolsista pelo CNPq (seu terceiro projeto de pesquisa pela Universidade) com o tema A formação do ator latino-americano: leituras intertextuais e interculturais, orientado pelo professor Dr. Marcos Alexandre. Diretor do Coletivo [entre] Teatro Dança. Ator fundador da Companhia Todos Comemoram, ator fundador da Companhia Quinta Marcha, trabalhou como ator temporário no grupo de teatro Parangolé de Mobilização Social LTDA, e tem promovido um estudo aprofundado sobre o diretor argentino Daniel Veronese, com o qual mantêm contato para desenvolvimento de artigo.

 

Foto: Divulgação 

Foto: Divulgação 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.