Eventos

Série Quatro Cantos Coral na Praça realiza última apresentação

Praça da Liberdade - BH

Coreto da Praça da Liberdade

(31) 3219-8691

Acesso Gratuito

Dia 14 de setembro, às 19h30


No dia 14 de setembro, às 19h30, o BDMG Cultural realizará a última apresentação da edição 2017 do Quatro Cantos Coral na Praça. O Coreto da Praça da Liberdade será palco para quatro corais mineiros, com repertórios que vão da música popular brasileira às composições sacras, reforçando a diversidade musical em nosso país. Nesta quinta, se apresentarão o Coral Infanto Juvenil São Geraldo, Over Vozes – Grupo Vocal, Coral Petrobrás – REGAP e o Coral BDMG. O acesso é gratuito.

Anfitrião, o Coral BDMG escolheu para esse encerramento um repertório que homenageia os 120 anos de Belo Horizonte, que serão comemorados no final do ano. “A ideia surgiu após uma reunião com o presidente do BDMG Cultural, Rogério Tavares. A partir desta conversa, decidimos fazer essa homenagem no ano do arredondamento da idade da nossa capital, com composições de músicos belo-horizontinos”, explica o regente Arnon Oliveira.

Entre os artistas escolhidos estão Lô e Márcio Borges, Skank e Flávio Venturini. “Pesquisamos muitas músicas. BH tem artistas incríveis. Percebemos também que muitos compositores, como Fernando Brant, tem sua essência na capital, mas sua raiz em cidades do interior. Nossa cidade é um polo musical”, comenta o maestro.

Desde 1993, a série de apresentações reúne coros de todo o estado para divulgar o canto polifônico, tradicional em Minas Gerais, e promover o trabalho desses grupos, desmistificando a ideia de que o canto coral não é popular. No repertório estão canções folclóricas, tradicionais e clássicos da MPB, conhecidas pelo público.

Conheça mais sobre os corais:

- Coral Infanto Juvenil São Geraldo (regente: Alex Lima Braz)

Fundado em 2001, o Coral Infanto Juvenil São Geraldo foi criado para que, por meio da música, pudesse proporcionar à nova geração valores melhores.

- Over Vozes – Grupo Vocal (regente: Hudson Brasil)

Cantar e valorizar a amizade são os principais objetivos do grupo vocal Over Vozes. No repertório, clássicos da MPB, além de uma pesquisa que tem como tema as regiões do Brasil, seus cantos e paisagens. Regido pelo maestro Hudson Brasil, os integrantes do coro são profissionais liberais que se dedicam à música.

- Coral Petrobrás - REGAP (regente: Maria do Carmo Souza Campara)

O coro foi reconhecido pela Petrobrás em 1981 e constitui hoje uma das atividades institucionais mais bem sucedidas da empresa, divulgando-a em todo país. Atualmente, o coral é formado por 27 vozes, regidas pela maestrina Maria do Carmo Souza Campara, com apoio do professor de técnica vocal Petrônio Duarte Teixeira e do pianista Hely Drumond. O repertório vai do popular ao clássico, cumprindo a missão do grupo que é resgatar a tradição do canto coral.

- Coral BDMG (regente: Arnon Oliveira)

Criado em 1989, o Coral BDMG é formado por funcionários do BDMG e convidados. No repertório, peças que vão do erudito ao popular, com especial dedicação à música brasileira, do período colonial ao contemporâneo. O coral já participou de apresentações no país e no exterior, como Argentina, Itália, Alemanha e França. Em 2012, o Coral BDMG se apresentou no X Cantate Barcelona Choral Festival, na Espanha. O grupo também realiza o projeto Coral BDMG na Estrada Real – a música colonial em suas origens, que percorre as cidades integrantes do Circuito Estrada Real, desde 2005. A regência do coro está à cargo do maestro e doutor Arnon Oliveira, graduado em piano e regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em musicologia, com ênfase em música brasileira, na UNIRIO.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Foto: Élcio Paraiso


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.