Eventos

FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação 2015

Rua Pitangui 3613, Horto - BH

Galpão Cine Horto

informações: (31) 3225 - 7521

senhas serão distribuídas 2 horas antes do inicio de cada apresentação na bilheteria do teatro

quinta a sábado às 21h; domingo às 19h


 

Com patrocínio da Petrobras, o FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação 2015, acontece de 30 de setembro a 4 de outubro, quarta a domingo, em Belo Horizonte, e nos dias 10 e 11 de outubro, sábado e domingo, em Contagem. A programação é formada por espetáculos, oficinas, encontro artístico, lançamento de livro, e conta com atrações internacionais, nacionais e locais. Na agenda, artistas e grupos da Argentina, de São Paulo, de Belo Horizonte e de Contagem. A programação em Belo Horizonte acontece no Galpão Cine Horto, e em Contagem no SESI Contagem. Toda a programação é gratuita.

 

O FIMPRO, que tem na improvisação sua principal forma de expressão e de contato com o público, busca estabelecer trocas entre artistas e público dentro e fora dos palcos. O festival, que chega este ano a sua quinta edição, aconteceu pela primeira vez em Belo Horizonte em 2007. De lá para cá, o FIMPRO circulou por mais de seis capitais das regiões sudeste, nordeste e norte em seus nove anos de existência. Em sua quinta edição, o FIMPRO, criado na capital mineira, estende sua programação a Contagem.

 

A programação do FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação 2015 apresentará as oficinas “Máscaras “Balinesas” – Marcelo Savignone (Buenos Aires/Argentina), “Campo de Visão” – Marcelo Lazzaratto (São Paulo/SP), e “Introdução à Improvisação Teatral” – UMA Companhia (Belo Horizonte/MG); os espetáculos “Playlist” – Grupo Movasse (Belo Horizonte/MG), “Vivo” - Marcelo Savignone (Buenos Aires/Argentina), “Noite de Improviso” – com Márcio Ballas, Edu Nunes, Marco Gonçalves e convidados, “Improcedente Coletivo” – UMA Companhia e convidados (Belo Horizonte/MG), “Suspeitos” – Com Bruno Berg, Edgar Quintanilha, Izabela Borges, Lennison Farah, Leo de Castro, Luiza Berg e Thiago Rosado (BH/Contagem); o lançamento do livro “A Improvisação como Espetáculo”, de Mariana Lima Muniz; e o Encontro Artístico entre os grupos.

 

Em Belo Horizonte a programação de oficinas do FIMPRO 2015, para inscritos selecionados por currículo e inscrição prévia, começa no dia 30 de setembro, quarta, ministradas pelo artista argentino Marcelo Savignone (Buenos Aires/Argentina) – “Máscaras Libanesas”, e pelo artista paulista Marcelo Lazzaratto (São Paulo/SP) – “Campo de Visão”.

 

Já a abertura oficial do FIMPRO 2015 para o público em geral é no dia 1º de outubro, quinta, às 21h, no Galpão Cine Horto, com a apresentação do espetáculo “Playlist”, do Grupo Movasse (Belo HorizonteMG), e o lançamento do livro “A Improvisação como Espetáculo”, de Mariana Lima Muniz (Belo Horizonte/MG).

 

Na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de outubro, sábado e domingo, o FIMPRO 2015 acontece em Contagem. A abertura é no dia 10 com a realização da oficina “Introdução à Improvisação Teatral”, ministrada por Débora Vieira, da UMA Companhia (Belo Horizonte/MG) – para inscritos selecionados por currículo e inscrição prévia; e para o público em geral com a apresentação do espetáculo “Improcedente Coletivo”, da UMA Companhia e convidados (Belo Horizonte/MG), e o lançamento do livro “A Improvisação como Espetáculo”, de Mariana Lima Muniz (Belo Horizonte/MG), às 21h, no SESI Contagem.

 

Em Belo Horizonte - Toda a programação do FIMPRO 2015 na capital acontece no Galpão Cine Horto - Rua Pitangui 3613, Horto. Oficinas para inscritos selecionados por currículo. Para os espetáculos, senhas serão distribuídas 2 horas antes do inicio de cada apresentação na bilheteria do teatro Galpão Cine Horto.

 

Em Contagem - Toda a programação do FIMPRO 2015 acontece no SESI Contagem - Via Sócrates Marianni Bittencourt, 750 - Bairro Cinco. Oficina para inscritos selecionados por currículo e inscrição prévia. Para os espetáculos, senhas serão distribuídas 2 horas antes do inicio de cada apresentação na bilheteria do Teatro SESI Contagem.

 

Toda a programação é gratuita.

O FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação 2015 tem o patrocínio da PETROBRAS, e incentivo da Lei Estadual de Incentivo á Cultura.

 

BELO HORIZONTE

Na programação de oficinas em Belo Horizonte o público terá à disposição a oficina “Máscaras Balinesas” (30/09 a 02/10, quarta a sexta, de 9h às 12h30), ministrada pelo artista argentino Marcelo Savignone; e a oficina “Campo de Visão” (30/09 a 01/10, quarta e quinta, de 14h às 17h30), ministrada pelo artista paulista Marcelo Lazzaratto – ambas são para inscritos selecionados por currículo. Marcelo Savignone  ator, diretor e dramaturgo que vive em Buenos Aires, apresentará a oficina “Máscaras Balinesas”, uma ferramenta para compreender a linguagem teatral universal e que tem o poder de expressar de maneira única a opinião do ator.  Através da técnica de máscaras, o intérprete experimenta diversos estados treinando o estar presente constantemente. Já Marcelo Lazzaratto, diretor artístico da Cia Elevador de Teatro Panorâmico, apresentará a oficina “Campo de Visão”, uma técnica de treinamento para o ator vem sistematizando o Campo de Visão em processos de treinamento e na construção poética dos seus espetáculos Esta oficina tem como objetivo instrumentalizar os participantes com este sistema de trabalho em que se pesquisa, em linhas gerais, a relação entre indivíduo e coletivo, forma e conteúdo, essência e aparência.

 

Na agenda de espetáculos, o público de Belo Horizonte poderá conferir quatro trabalhos – senhas deverão se retiradas 2 horas antes do início de cada apresentação na bilheteria do teatro. Em “Playlist” (01/10, quinta, às 21h), do Grupo Movasse (Belo Horizonte/MG), o público escolhe o tema da noite e também algumas composições cênicas, participando como um norteador do espetáculo. A obra traz o conceito de interação e de imaginação, sem conceitos rígidos, prezando o debate e a liberdade de ideias nas improvisações. “Vivo” (02/10, sexta, às 21h), de Marcelo Savignone (Buenos Aires/Argentina), é um espetáculo experimental de improvisação em que o intérprete, despojado de todos os artifícios, leva a atuação ao estado mais primitivo e carnal. Para isso, Marcelo utiliza máscaras balinesas de personagens cômicos (os bondrés) que servem como veículos poéticos.

 

Em “Noite de Improviso” (03/10, sábado, às 21h), com Márcio Ballas, Edu Nunes, Marco Gonçalves e convidados criam na hora, através de sugestões da plateia, cenas inteiramente improvisadas. É neste ambiente que, a cada jogo ou cena, a plateia é transportada para um universo completamente diferente. Seja num submarino de guerra, no jardim de infância ou em um primeiro encontro amoroso, o humor atinge seu auge através da espontaneidade dos atores improvisadores.  Já “Improcedente Coletivo” (04/10, domingo, às 19h) da UMA Companhia (Belo Horizonte/MG), é um espetáculo de improvisação no qual diretores disputam entre si quem dirige as melhores improvisações da noite. Com a ajuda do público, eles podem propor aos atores os mais inusitados desafios teatrais. Como encerramento festivo do FIMPRO em BH, os artistas dos grupos convidados do festival se encontrarão nessa divertida e surpreendente disputa pela melhor improvisação.

 

A programação em Belo Horizonte contará ainda com o lançamento do livro “Improvisação como Espetáculo” (01/10, quinta, às 21h), de Mariana Lima Muniz.

Sobre o livro “Improvisação como Espetáculo” - A improvisação como espetáculo é um estilo teatral no qual atores criam cenas ao instante, junto ao público e no calor da ação. O livro apresenta uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem da improvisação, contextualizada às principais experiências artísticas e técnicas da improvisação como espetáculo a partir da segunda metade do séc. XX. É resultado de dez anos de pesquisas práticas e teóricas sobre o tema e pretende contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico da improvisação tanto como espetáculo, quanto nos processos de formação em teatro com adultos e crianças. O livro foi publicado pela Editora da UFMG, com apoio da FAPEMIG, dentro da coleção Artes Cênicas.

 

Em Belo Horizonte - Toda a programação do FIMPRO 2015 na capital acontece no Galpão Cine Horto - Rua Pitangui 3613. Oficinas para inscritos selecionados por currículo. Para os espetáculos, senhas serão distribuídas 2 horas antes do inicio de cada apresentação na bilheteria do teatro Galpão Cine Horto.

 

CONTAGEM

Na programação de oficina, o público de Contagem poderá participar da oficina “Introdução à Improvisação Teatral” (10/11 e 11/11, sábado e domingo, 14h às 17h30), que será ministrada por Débora Vieira, da UMA Companhia, para inscritos selecionados por currículo e inscrição prévia. A oficina visa apresentar aos participantes jogos teatrais que lhes permitam despertar a escuta, a prontidão e a criatividade, numa vivência lúdica e coletiva.

 

Na programação de espetáculos serão dois trabalhos. “Improcedente Coletivo” (10/10, sábado, às 21h), da UMA Companhia (Belo Horizonte/MG), é um espetáculo de improvisação no qual diretores disputam entre si quem dirige as melhores improvisações da noite. Com a ajuda do público, eles podem propor aos atores os mais inusitados desafios teatrais. Como encerramento festivo do FIMPRO em BH, os artistas dos grupos convidados do festival se encontrarão nessa divertida e surpreendente disputa pela melhor improvisação. Já “Suspeitos” (11/10, domingo, às 19h) – com Bruno Berg, Edgar Quintanilha, Izabela Borges, Lennison Farah, Leo de Castro, Luiza Berg e Thiago Rosado (BH/Contagem), a história de um crime retirado das páginas dos jornais sensacionalistas será improvisada pelos atores, divididos entre suspeitos, vítima e investigador. A plateia será testemunha ocular do que parecia ser um crime perfeito e decidirá quem é o verdadeiro culpado.

 

A programação em Contagem contará ainda com o lançamento do livro “Improvisação como Espetáculo”, de Mariana Lima Muniz (10/10, sábado, às 21h).

Sobre o livro “Improvisação como Espetáculo” - A improvisação como espetáculo é um estilo teatral no qual atores criam cenas ao instante, junto ao público e no calor da ação. O livro apresenta uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem da improvisação, contextualizada às principais experiências artísticas e técnicas da improvisação como espetáculo a partir da segunda metade do séc. XX. É resultado de dez anos de pesquisas práticas e teóricas sobre o tema e pretende contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico da improvisação tanto como espetáculo, quanto nos processos de formação em teatro com adultos e crianças. O livro foi publicado pela Editora da UFMG, com apoio da FAPEMIG, dentro da coleção Artes Cênicas.

 

Em Contagem - Toda a programação do FIMPRO 2015 acontece no SESI Contagem - Via Sócrates Marianni Bittencourt, 750 - Bairro Cinco. Oficina para inscritos selecionados por currículo. Para os espetáculos, senhas serão distribuídas 2 horas antes do inicio de cada apresentação na bilheteria do Teatro SESI Contagem.

 

FIMPRO 2015 – por Mariana Lima Muniz

O FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação chega este ano a sua quinta edição. Tendo acontecido pela primeira vez em Belo Horizonte em 2007, o festival circulou por mais de seis capitais das regiões sudeste, nordeste e norte em seus nove anos de existência. Em 2015, retornamos à capital mineira contemplando uma programação variada com atrações internacionais, nacionais e locais que tem na improvisação sua principal forma de expressão e de contato com o público.

 

Nesta quinta edição, o FIMPRO também acontecerá em Contagem, cidade que tem um número crescente de artistas praticando Impro e que começa a produzir seus primeiros espetáculos improvisados. Investindo na formação de artistas de BH e de Contagem, e na visibilidade de seus espetáculos improvisados, o FIMPRO 2015 pretende estabelecer trocas entre artistas e público dentro e fora dos palcos.

 

Com o patrocínio da Petrobras que apresenta o FIMPRO 2015, mantivemos toda nossa programação gratuita para continuar facilitando o acesso do público ao Festival e contribuir para o desenvolvimento da Impro em nosso estado. Com os espetáculos e atividades formativas dessa edição, acreditamos poder propiciar uma vivência significativa em Impro durante os dias do festival e reafirmamos nosso objetivo de divulgar e fomentar experiências diferenciadas na improvisação diante do público.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.