Eventos

Exposição: "Sentimento Tátil"

Praça da Liberdade, 21 – Funcionários - Belo Horizonte/MG

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

segunda à sexta 8h ás 18h - sábado 8h ás 12h


 

Vilma Nöel nasceu em Diamantina-MG, Brasil ­ mas passou sua infância e parte da adolescência em Dionísio e São Domingos do Prata onde cursou o colegial. Fez o magistério em Conselheiro Mata. Como professora especializada, ajudou a fundar a Escola de Arte Infantil “O Pequeno Príncipe” em Goiânia-GO. 

 

Frequentou a Escola Guignard em Belo Horizonte e formou-se em licenciatura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Fez cursos de arte em Münster na Alemanha, Beaux-Arts em Paris - França e Art Students League em Nova York - EUA.  

 

Tem um currículo extenso em formação de escultura, pintura, gravura e design de jóias e já participou de vários congressos e workshops de escultura , aquarelas e pintura a óleo.

 

Exposições individuais:

 

No Brasil, as principais foram nas cidades: Brasília-DF; São Paulo-SP; Resende, Rio de Janeiro-RJ; Belo Horizonte, Timóteo, Acesita, Ipatinga e Muriaé-MG.

No exterior: Berlim, Unna e Münster, na Alemanha. Paris, Cannes e Nice na França. Ndola na Zâmbia. Johanesburgo na África do Sul. Hasselt e Bruxelas na Bélgica. Rotterdam na Holanda. Florença na Itália. Nova York, Chicago e Los Angeles nos Estados Unidos.

 

Apesar de ter feito muitas exposições de pinturas a óleo, aquarelas e gravuras, Vilma Nöel foi reconhecida internacionalmente por suas esculturas de bronze, aço inoxidável e granito.

 

Ela se destacou por fazer obras de grande porte em lugares públicos, parques e praças.

 

A escultura “Mãe África” feita para a Zâmbia se tornou símbolo nacional e originou o selo do país.  

 

No Brasil suas obras estão espalhadas por diversos estados.
Dentre elas as principais são: “India Araris” em Conservatória - RJ. “Sereia da Ilha da Jipóia” em Angra dos Reis-RJ. “O Destino” no Morro Redondo em Itabira-MG. Imagem de São Sebastião em Dionísio-MG. “Sinergia” em Timóteo-MG. “Terra Mãe”, “Crianças do Mundo” e “Os Cinco Elementos da Natureza” em Coronel Fabriciano-MG. “Deusa Thémis” (símbolo da Justiça), “Millenium”, “Pirâmide do Progresso” e bustos em Ipatinga-MG. Imagem de Santo Afonso (bairro Coração Eucarístico), Nossa Senhora Rainha (igreja no bairro Belvedere) e a estátua de Juscelino Kubitschek (Av. Bandeirantes, Praça Ecológica JK) em Belo Horizonte-MG.

 

Atualmente está trabalhando em um projeto escultural do escritor Machado de Assis no Rio de Janeiro e também com o busto do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello para o acervo da ONU em Nova York.

 

Pela importância de sua obra, Vilma recebeu cidadania africana e americana, além de diversos prêmios no Brasil e no exterior. É membro vital (lifetime) The Art Students League (EUA).

 

Com muitos anos de trabalho, entusiasmo, poder de criação, força e persistência, ela continua fazendo a diferença, sempre participando de atividades artísticas, beneficentes e ecológicas. Ela mantém seu estúdio em Nova York, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 Foto: Divulgação 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.