Eventos

Ocupação Conexões em BH

Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte – MG

Funarte MG

Informações: (31) 3213-3084

R$10,00 (inteira) e R$5(meia-entrada)


 

Convivial. Real. Processual. Três eixos para a reflexão sobre fundamentos das artes cênicas e de suas manifestações na contemporaneidade. De 1º de outubro a 20 de dezembro, a Funarte MG recebe a ocupação CONEXÕES, uma realização da equipe 3Fases Consultoria Artística com curadoria das jornalistas e críticas teatrais Luciana Romagnolli e Soraya Belusi,responsáveis pelo portal Horizonte da Cena (www.horizontedacena.com). Evidenciando questões relevantes na atual produção brasileira de teatro, dança e circo, o projeto busca aproximar o espectador do pensamento e da prática dessas artes.

 

A programação apresenta uma seleção criteriosa de espetáculos e de ações formativas, formados por indivíduos e coletivos que mantêm pesquisas de linguagem continuadas e com resultados sensíveis na qualidade de suas criações. Ao todo, serão realizados, entre os meses de outubro e dezembro, 9 espetáculos, 28 apresentações, 2 mostras de processo e 8 ações formativas, sendo 5 seminários/debates, 2 ateliês e 1 oficina. A programação pretende ressaltar e promover conexões estéticas e geográficas, afinidades temáticas, diálogos processuais, semelhanças investigativas, identificações formais e ligações geracionais, abrangendo uma diversidade de experimentações cênicas do Nordeste ao Sul do Brasil.

 

Uma das questões propostas pelo projeto é pensar o que tornam as artes cênicas relevantes ainda hoje, entre tantas formas de elaboração estéticas mais tecnológicas e facilmente reprodutíveis, numa sociedade cada vez mais mediada por tecnologias diversas e estruturada pela lógica do consumo. A resposta talvez seja justamente o que lhes é mais primário e singular: a necessidade do convívio e o acontecimento como instauração de uma zona de experiência.

 

Além disso, experiências com a realidade têm-se manifestado das mais diversas formas nas artes da cena, dentre elas, pela renovação do teatro documentário e a proliferação de performances de viés autobiográfico. Em contraponto à lógica do resultado, à mercantilização da produção artística e à homogeneização de formas e procedimentos de criação, coletivos de todo o país voltam suas atenções não apenas para o produto final, mas, principalmente, para o percurso gerador da obra. Assim, a criação dos espetáculos teatrais ganha, em si mesmo, uma dimensão laboratorial, de experimentação, de tentativa e erro, elementos proibitivos em um contexto mercadológico.

 

Ao exibir processos de criação de espetáculos, propor oficinas de formação ao público e apresentar espetáculos com forte caráter performativo, social e político, a ocupação CONEXÕES reafirma essas características. O projeto aproxima conceito e cena, performer e espectador, estimulando conexões criativas e críticas no campo das artes, certo de que este é um caminho para o fomento da produção contemporânea de vanguarda e para a formação e qualificação do público de teatro, dança e circo.

 

Em outubro, destacam-se na programação os espetáculos Clínica do Sono, do Coletivo Taz, a estreia do solo Mula, do bailarino Guilherme Moraes, além da apresentação dos processos de criação dos novos trabalhos da Cia Luna Lunera e do Grupo Espanca, Urgente e Real: Uma Revista Política, e também da atriz Marina Vianna, A Mulher Que Andava em Círculos. 

 

No mesmo mês, têm início as atividades formativas  do projeto. O Ateliê do Espectador convida espectadores interessados, curiosos e críticos a conversar sobre teatro. Os encontros acontecerão todas as sextas-feiras, a partir das 19h, e serão coordenado por Soraya Belusi e Luciana Romagnolli, com o objetivo de estimular a participação do espectador na reflexão sobre arte e propor discussões horizontais sobre os espetáculos da programação do evento. A atividade é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo email [email protected]. Outro destaque é o Ateliê de Dramaturgia Colaborativa, coordenado por Assis Benevenuto e Vinicius Souza,  que funcionará como uma espécie de residência para que jovens dramaturgos da cidade possam construir, colaborativamente, um novo texto teatral.

 

Para o mês de novembro, uma das novidades será a vinda da Cia Senhas, um dos principais grupos de teatro do Paraná, com o solo “Homem Piano – Uma instalação para a memória”, de Luiz Bertazzo, com sessões duplas nos dias 14 e 15.

 

Foto: Divulgação 


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