Eventos

Exposição ‘Objetos de Medida’ - por Grivo

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro - BH

Galeria Genesco Murta - Palácio das Artes

Mais informações: (31) 3236 -7363

Entrada Gratuita - Programa Educativo em Artes Visuais – agendamento: (31) 3236-7471

terça a sábado, de 9h30 às 21h, domingo, de 16h às 21h


 

O ritmo está em tudo: por todo o mundo, nas miudezas, em todos os sons e até mesmo no silêncio. Partindo dessa ideia, o duo O Grivo montou a instalação‘Objetos de Medida’, em exibição no Palácio das Artes de 16 de setembro a 16 de novembro.

 

Nesta exposição, os artistas dão continuidade à pesquisa deconstrução de artefatos  que produzam sons sem a presença de músicos. O espaço da galeria Genesco Murta será revertida em uma grande instalação sonora em que os dispositivos de luz se relacionam com os dispositivos sonoros. Os artefatos, compostos por elementos mecânicos e eletrônicos, ditam um ritmo distinto ao ambiente expositivo.

 

Para o duo O Grivo, o trabalho com instalações sonoras é uma maneira de levar a sua pesquisa sonora a contextos e ambientes alternativos aos circuito de concertos. A exposição ‘Objetos de Medida’ dialoga com vertentes experimentais da música e da  arte sonora e colabora para a formação de público apreciador de estilos contemporâneos.

 

O som nas artes

Em 1990, O Grivo realizou seu primeiro concerto em Belo Horizonte, iniciando suas pesquisas no campo da “Música Nova”. Interessado na expansão do seu universo sonoro e na descoberta de maneiras diferentes de organizar suas improvisações, o grupo vem desenvolvendo sua linguagem musical. Em função da busca por “novos” sons e por possibilidades diferentes de orquestração e montagem, O Grivo trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e com a utilização, não convencional, de instrumentos musicais tradicionais.

 

Em consequência desta pesquisa, que leva ao contato com os objetos e materiais mais diversos, cresce a importância das informações visuais e da sua organização nas montagens do grupo. A isto se soma um diálogo, também ininterrupto, com o cinema, vídeo, teatro e a dança. Nas instalações /concertos, o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar onde se constrói nossa experiência com conceitos como textura, organização espacial, sobreposição, perspectiva, densidade, velocidade, repetição, fragmentação, etc.

 

A proposição de um estado de curiosidade e disposição contemplativa para a escuta e a discussão das relações dos sons com o espaço são as idéias principais sobre as quais se apóiam os trabalhos do grupo.

 

Programa de Estímulo ao Audiovisual

A exposição ‘Objetos de Medida’ foi realizada por meio da 6a Edição do Filme em Minas - Programa de Estímulo ao Audiovisual, premiada na categoria “Formato Livre”. Conta com o patrocínio da CEMIG, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e do Ministério da Cultura - Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o apoio do Núcleo Técnico de artes e Voltz Design.

‘Objetos de Medida’ foi interamente realizada em Belo Horizonte por O Grivo, em conjunto com a 88 Produções.

 

O Grivo

Nelson Soares e Marcos Moreira compõem O Grivo. Nasceram em Belo Horizonte, onde vivem e trabalham. Participaram da 28ª Bienal de São Paulo (2008) e da 8ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2008), ambas no Brasil. Entre seus principais trabalhos (que envolvem principalmente concertos e instalações) e mostras estão: Reinventando o mundo (Museu Vale, Vila Velha, Brasil, 2013); Artefatos de som (Oi Futuro, Belo Horizonte, Brasil, 2013); Estación experimental (Universidad Laboral, Gijón, Espanha, 2012); O Grivo (Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil, 2010); O Grivo (Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil, 2009); e It's Raining out there (South London Gallery, Londres, Inglaterra, 2008).


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.