Eventos

Cosmopolitah! Festival de Primavera – Lagoa dos Ingleses

BR 356, Km 29, Nova Lima

Alphaville Lagoa dos Ingleses

R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Sábado (22/10), das 12h às 22h; domingo (23/10), das 10h às 21h


 

Não há tempo ruim quando o assunto é cultura e música de qualidade. Atenta ao charme de cada estação, a SleepWalkers Entretenimento produz, nos dias 22 e 23 de outubro, a primeira edição do Cosmopolitah! Festival de Primavera, na Lagoa dos Ingleses. Parceria com o festival Cosmopolitah!, o evento vai agitar o Alphaville, em Nova Lima, com shows de celebrados artistas brasileiros – Paralamas do Sucesso, Marcelo D2 e A Banda Mais Bonita da Cidade –, além de representantes de peso da cena local, como Dibigode, Pequena Morte, Zevinipim, Sideral e o supergrupo Os Distraídos, formado por integrantes do Skank, do Pato Fu e pela ex-Uakti Paulo Santos. A transversalidade de linguagens artísticas e opções de lazer também dá o tom da festa, que terá circuitos de gastronomia, arte, fotografia e atividades físicas para o corpo e a mente, que começam a partir das 10h.

No sábado, a programação começa com o reggae dos Inquilinos, banda mineira que mescla canções autorais com releituras de nomes como Bob Marley, Alpha Blondy e Gilberto Gil. Depois, é a vez do trio belo-horizontino Zevinipim, cuja suingada mistura de black music, samba, jazz e funk já deu cria a músicas como “Pitica Bumbum”, sucesso do disco de estreia, homônimo, lançado em 2015. Na sequência, quem sobe ao palco são os curitibanos d'A Banda Mais Bonita da Cidade. O grupo, que estourou, em 2011, com o clipe da música "Oração", volta às Alterosas para apresentar o repertório do DVD "Ao Vivo no Cine Joia" (2015), que reúne canções de seus três discos de estúdio. Fechando a noite, ninguém menos que Marcelo D2, que fará um show exclusivo para o evento. No repertório, músicas do Planet Hemp e dos seis discos da carreira solo do carioca, entre elas "Qual é?", "A Maldição do Samba" e "Desabafo". 

Quem começa os trabalhos no domingo são Os Distraídos – novo e promissor supergrupo formado por Lelo Zanetti, Doca Rolim e Paulo Márcio (baixo, guitarra e trompete do Skank); o letrista e saxofonista Chico Amaral; Glauco Nastácia, ex-baterista do Tianastácia, atualmente no Pato Fu; Paulo Santos, percussionista do Uakti; e Valney, nos vocais. No repertório, pedradas de João Donato, Tim Maia, James Brown, Beatles e outros. A Pequena Morte chega em seguida com seu ska cheio de brasilidade, que já rendeu três discos autorais, sendo o mais recente "Jabuticaba" (2015). Depois, representando a nova música instrumental mineira, é a vez do Dibigode. O quinteto apresenta as releituras de Ataulfo Alves registradas em "Garnizé" (2015), além de músicas dos outros dois discos de estúdio. 

Na sequência, o mineiro Sideral mostra o pop rock autêntico de seu mais novo álbum, "Canções de Computador" (2014), além de sucessos regravados pelo Jota Quest, como "Fácil", "Na Moral" e "Já Foi". Então, chega a hora dos Paralamas do Sucesso. Resgatando a formação de trio, como nos anos 80, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone vão passear por mais de 30 anos de carreira, executando clássicos como "Alagados", "Ela Disse Adeus", "Meu Erro" e "Aonde Quer que Eu Vá". O repertório ainda inclui canções inéditas e releituras de nomes como Jimi Hendrix, The Jam e Talking Heads. 

Idealizador e produtor do projeto, Mark Paladino afirma que "a Cosmopolitah! vai oferecer integração entre diferentes manifestações artísticas". "Unindo a música às artes plásticas, fotografia moda e até mesmo a gastronomia, o evento busca promover a interação das pessoas com essas formas de arte e entretenimento", afirma o produtor. "Essa edição promete muita diversão regada a ótimas atrações musicais como Marcelo D2, Paralamas do Sucesso e A Banda Mais Bonita da Cidade", completa. Para o vocalista e guitarrista do Zevinipim, Zé Mauro, além de propiciar a multiplicidade de linguagens e trazer grandes nomes nacionais, é realmente importante que um evento do porte do Cosmopolitah! Festival de Primavera abra espaço para representantes da música contemporânea de Minas Gerais. "A cena de BH deve ser cada vez mais valorizada, porque ela está fervendo. Tem muita coisa boa acontecendo por aqui", defende.
 
O produtor executivo Henrique Chaves, da SleepWalkers, assinala que o evento vai além do som. "Ao levar o público pela música, temos espaço para trabalhar outras expressões artísticas. Vamos ter uma exposição de fotografia e outra de artes plásticas, além de um circuito gastronômico com opções para todos os gostos.Na parte esportiva, pela primeira vez teremos esportes mais zen, que dialogam com a primavera, como yoga e acroyoga", conta, comentando o novo escopo do evento. "Já vínhamos fazendo festivais de verão e de inverno, e decidimos não ficar mais amarrados a uma só estação. Então, criamos o Festival das Estações, que fará sua primeira edição de primavera em parceria com o Cosmopolitah, que trabalha arte e música de uma forma bem parecida com a nossa", completa, lembrando que nomes como Donovan Frankenreiter e Julian Marley já passar por edições em outras estações.  

O Cosmopolitah! Festival de Primavera é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Skol.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.