Eventos

Exposição: “Bracher – Pintura & Permanência”

Praça da Liberdade, 450, Funcionários, BH

Centro Cultural Banco do Brasil

Entrada Franca

Quarta à segunda, das 9h às 21h


 

A mostra “Bracher – Pintura & Permanência”, com lançamento nacional previsto para o dia 12 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), é uma retrospectiva de sua extensa e reconhecida carreira. Nela serão exibidas 86 obras, incluindo performances ao vivo do artista mineiro. Em 2015, a exposição irá circular por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

 

Pela primeira vez, o pintor – reconhecido internacionalmente como um dos mestres da pintura brasileira – terá exposição interativa, com espaço multimídia e cenografia. Serão expostas 86, obras representando todas as fases da carreira de Carlos Bracher, incluindo telas a óleo, desenhos, aquarelas, livros, catálogos, fotos, objetos pessoais e poemas de sua autoria. A curadoria é assinada pelo renomado Olívio de Tavares Araújo, em parceria com o próprio artista.

 

O conjunto traz retratos, umas das marcas registradas do mineiro, incluindo autorretratos, além de paisagens, marinhas, naturezas-mortas, cenas do cotidiano e as séries “Homenagem a Van Gogh”, “Do Ouro ao Aço”, “Brasília” e “Petrobras”.

 

Estarão evidenciadas na Mostra, a evolução de cada fase da carreira do pintor: a obscura e questionadora dos anos 1960; a cubista dos anos 1970; o romantismo dos anos 1980; o modernismo caótico dos anos 1990 e a maturidade artística e o coroamento de seu estilo tempestuoso dos anos 2000.

 

A coletânea estará exposta em ambientes assinados pelo premiado cenógrafo Fernando Mello da Costa, com painéis e instalações, como a reprodução do famoso ateliê de Ouro Preto. O Castelinho dos Bracher, em Juiz de Fora, onde o pintor passou a infância e juventude, também ganha forma cenográfica onde os visitantes podem circular. No espaço multimídia, pinceladas intensas e a própria voz do artista, com textos de sua autoria, contribuirão para a imersão do público no universo de Bracher. A responsável pelo áudio e vídeo é a jornalista Blima Bracher, que é filha do artista e, há sete anos, se dedica à pesquisa de textos e imagens, tendo assinado já dois documentários sobre Bracher: “Âncoras aos Céus”, de 2007, e “Das Letras às Estrelas. JK: dos Sonhos ao Sonho de Brasília”, de 2014.

 

O público poderá participar e acompanhar o processo catártico e explosivo do artista, marcas de sua criação, por meio de intervenções ao vivo. Essa interação propõe, em si, um olhar dinâmico e reflexivo do ato de pintar.

 

 Após a passagem por Belo Horizonte, onde ficará até o dia 12 de janeiro, a exposição irá itinerar pelas demais unidades do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (27/01 a 02/03); Rio de Janeiro (31/03 a 18/05) e Brasília (26/05 a 29/06), com extensão do projeto para o Centro Cultural Usiminas, na Galeria de Arte Hideo Kobayashi, em Ipatinga-MG entre (jul-set 2015).

 

A mostra é incentivada pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da USIMINAS (Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S.A), co-patrocínio da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia Mineração), BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), e OUROCAP, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio Centro Cultural Banco do Brasil.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.