Eventos

Exposição: Paulo Werneck - muralista brasileiro

Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha

Museu de Arte da Pampulha

Informações: (31) 3277-7946

Gratuito

9h às 18h30 - 26 de abril


 

O Museu de Arte da Pampulha anunciou a extensão do período em cartaz da exposição “Paulo Werneck - muralista brasileiro”, com obras do ilustrador e artista carioca Paulo Werneck (1907 – 1987). A mostra traz desenhos originais, imagens de painéis, filmes, documentos e mobiliário do artista, que colaborou com grandes nomes da arquitetura brasileira, como Oscar Niemeyer e os irmãos Roberto. A exposição pode ser visitada até o dia 26 de abril, de terça a domingo, das 9h às 18h30. A entrada é gratuita. A mostra foi contemplada pelo Programa Petrobras Cultural 2013.

 

Depois de passar por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife, a exposição “Paulo Werneck - muralista brasileiro” desembarcou em Belo Horizonte no início de dezembro. A mostra tem um significado especial para a cidade, já que entre as obras de maior de destaque da carreira de Paulo Werneck (1907-1987) estão os painéis da Igreja São Francisco de Assis e o painel da casa de Juscelino Kubitschek, hoje Casa Kubitschek, na Pampulha, realizadas em 1943.

 

A edição mineira da exposição é a mostra mais completa já realizada sobre o trabalho de Paulo Werneck no Brasil, criando um panorama da evolução da arquitetura moderna no país através dos murais criados pelo artista.  Além dos famosos painéis da Pampulha, são obras de Werneck os painéis do Estádio do Maracanã, do Ministério da Fazenda (Rio de Janeiro), do Senado e do Palácio do Itamaraty (Brasília), e da agência do Banco do Brasil no Recife Antigo (Recife), entre outros 300 murais para residências, prédios públicos e comerciais. Seus trabalhos estão expostos a céu aberto, permeando o espaço público de várias cidades brasileiras.

 

Na mostra, os visitantes podem conferir um total de 150 projetos para painéis em guache sobre papel, documentos, reproduções fotográficas e ilustrações do artista para livros infanto-juvenis, como "A Lenda da Carnaubeira" e "Negrinho do Pastoreio". O documentário Paulo Werneck – arte e raiz, dirigido por Paula Saldanha e o vídeo P.W. Pincéis e painéis, de Vivian Ostrovsky, completam a imersão no universo do artista. 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.