Eventos

Exposição - O Quilombo e o Sagrado: candomblé em Manzo Ngunzo Kaiango

Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho

Centro Cultural Salgado Filho

Informações: (31) 3277-9625

Gratuito

segunda a sexta, de 9h às 17h


 

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro Cultural Salgado Filho (CCSF), apresenta a exposição “O Quilombo e o Sagrado: candomblé em Manzo Ngunzo Kaiango”, que reúne fotografias da antropóloga Juliana Campos, a partir de pesquisas de campo realizadas na comunidade Manzo Ngunzo Kaiango, localizada no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. A mostra faz parte da programação da Temporada FAN (Festival de Arte Negra) e permanece em exposição até o dia 30 de novembro. A entrada é gratuita.

 

A exposição retrata dois distintos rituais públicos do terreiro de candomblé Angola, liderado por Mãe Efigênia, fotografados em 2009: a Festa de Preto Velho (Pai Benedito) e a Festa de Kavungo. A comunidade Manzo Ngunzo Kaiango caracteriza-se por uma rica mistura de manifestações afro-brasileiras: trata-se de uma comunidade quilombola certificada pela Fundação Palmares, que tem como centro de suas atividades um terreiro de candomblé angola.

 

Sobre a antropóloga

Juliana Campos é mestranda em antropologia na UFMG e pesquisadora do Nuq-UFMG, Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: povos ciganos, populações tradicionais, religiões afro brasileiras, comunidades quilombolas.

Foto: Juliana Campos


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.