Eventos

Mostra American Film Showcase

Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Cine Humberto Mauro

Informações: (31) 3236-7400

Gratuito


 

Em parceria com o Escritório Diplomático dos Estados Unidos em Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio do Cine Humberto Mauro, a primeira edição do American Film Showcase (AFS) em Belo Horizonte. A programação da mostra é composta por sete documentários de artistas americanos independentes, com extensa carreira em festivais de cinema.

 

Os títulos são perpassados por uma forte temática social, geralmente ligados à história e sociedade estadounidense. “A mostra traz uma nova perspectiva sobre a organização social dos Estados Unidos para outros países, sempre trazendo filmes com uma forte relevância social”, explica Philipe Ratton, que selecionou as obras que vão ser exibidas no Cine Humberto Mauro.

 

Entre os destaque estão os premiados Little White Lie, da cineasta Lacey Schwartz, um documentário autobiográfico que mostra a diretora redescobrindo sua identidade após saber a verdadeira identidade do pai biológico; e Don’t Stop Believin’: Everyman’s Journey, de Ramona Diaz, título que narra a história de Arnel Pineda, fã da banda Journey que fazia sucesso com covers no Youtube e acabou se tornando o novo vocalista do grupo. As duas cineastas vão estar em Belo Horizonte para conversar com o público nos dias 12 e 13 de março. Além das obras de Diaz e Schwartz, vão ser exibidos, em formato digital, outros cinco títulos: Alive Inside, de Michael Rossato-Bennett, Back on Board: Greg Louganis, de Cheryl Furjanic e Will Sweeney, Keep On Keepin’On, de Al Hicks, The Overnighters, de Jess Moss, Though a Lens Darkly, de Thomas Allen Harris.

 

American Film Showcase - O American Film Showcase é um programa do governo americano que incentiva a produção independente e promove um intercâmbio cultural entre os cineastas e diferentes países ao redor do mundo. O trânsito de produtores e seus produtos - afastados da grande indústria cinematográfica - possibilita a disseminação de registros da cultura norte-americana vista sob novas perspectivas e permite a descoberta de outras culturas, através de uma troca intensa de ideias e visões.

 

O cinema é tido, portanto, como uma importante ferramenta social, capaz de fomentar debates, desconstruir preconceitos e promover o diálogo. O contato com o outro, o diferente, somado à vivência internacional resultam em uma experiência muito enriquecedora tanto para o artista que vem quanto para aqueles que têm a possibilidade de consumir suas obras. 

Foto: Divulgação 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.