Eventos

Exposição Retratos Instantâneos de Ernane Alves

Rua dos Inconfidentes, 900, Savassi, BH

Galeria Casamirador

Informações (31) 3261-5787


Na atualidade um dos hits mais populares da indústria cultural digital é a chamada selfie, um autorretrato feito por meio de celular que virou mania mundial. Em suma, a pessoa vira a câmera do telefone para o próprio rosto e click! Logo a imagem é replicada indiscriminadamente nas redes sociais. Isso a todo momento. Autorretratar-se sempre foi uma prática muito comum entre pintores e fotógrafos. Nos dias de hoje, é hábito de qualquer um com um celular à mão. Em quaisquer plataformas, essa ação de autorretratar-se é, em suma, o exercício de autoimagem. Contudo, atualmente temos à disposição as novas tecnologias, que sempre estão se reinventando.

A exposição Retratos Instantâneos traz uma discussão acerca da banalização fotográfica que vivemos em “tempos digitais”. Alves registrou com a câmara instantânea anônimos e, também, o processo criativo de grandes nomes da cultura como: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Rodrigo Robleño (ex-Cirque du Soleil), Fernando Pacheco (artista-plástico), Cris Guerra (escritora e consultora de moda), entre outros.

“Tenho observado que muitas pessoas preferem a imagem à coisa real, a cópia perfeita (e manipulada) ao original (com suas naturais imperfeições), a representação à realidade... Em suma, a ilusão aumenta para a verdade diminuir. E isso ganha força num mundo virtual, paralelo e um tanto mentiroso.” Comenta Ernane.

A vernissage acontecerá no dia 02 de dezembro na Galeria Casamirador Savassi e a exposição vai até o dia 14.

 

Sobre Ernane Alves

A paixão pela sétima arte nasceu ainda na infância, aos seis anos de idade, adorava assistir aos filmes de Charlie Chaplin e Bruce Lee. Na época ele já desenhava tudo o que via pela frente. Aos nove anos começou a pintar. Mas, foi na adolescência que descobriu o teatro. Entre 1.995 e 2000, ainda morando em Pedro Leopoldo, trabalhou em duas locadoras de filmes nos tempos das fitas VHS. Dividia seu tempo entre o trabalho e seu interesse pelas artes e foi estudar teatro em BH.

Em novembro de 2001 veio a primeira exposição de desenhos e pinturas. Desde então, Alves, passou a trabalhar com arte. Entre uma exposição e outra, o desejo em produzir cinema foi aumentando e em 2004 lançou seu primeiro curta-metragem; o experimental CULT que teve participações especias do ator Caio Blat e do cantor Gleison Túlio, que também, assinou a trilha do filme que contou com uma canção “Say” letra de Ernane.

Depois de alguns curtas, festivais de cinema, veio o primeiro longa de documentário Cinema Vale Sonhos de 2010 que teve Mensão Honrosa da VIII Mostra de Cinema de Minas. Em 2011. O primeiro docuficção foi sobre sua terra natal, Causos da Melhor Idade – De Cachoeira das Três Moças a Pedro Leopoldo estreou em 2012.

Em julho de 2015, Ernane Alves, assinou a curadoria e concepção artística da conceituada exposição A Moda, A Arte, A Rua. Alves, também, produziu cinco obras para o projeto que contou com a participação de outros renomados artistas mineiros. Sucesso de público e crítica a mostra ficou em cartaz no Centro de Referência da Moda – BH de 03 a 25 de julho de 2015. Ernane, também, assinou a curadoria da exposição ARRUDA’S Atelier Urbano que aconteceu entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016 em Belo Horizonte, MG.

No último 18 de outubro, o Movimento Viva Savassi, em parceria com a CDL Belo Horizonte e a Wäls promoveram um coquetel de apresentação dos padrinhos do Viva Savassi. Ernane Alves e a escritora e consultora de moda Cris Guerra foram convidados para apadrinharem o movimento. O convite surgiu em função da relação dos dois com o tradicional e charmoso bairro da capital mineira.

Agora, 11 anos depois de sua última mostra (POP de 2005), Belo Horizonte e Pedro Leopoldo recebem a exposição Retratos Instantâneos, que abre uma série de eventos comemorativos dos 15 anos de carreira de Ernane. A mostra é composta de fotos polaroides assinadas pelo artista e promete uma discussão acerca da banalização fotográfica que vivemos em “tempos digitais”.

O MIS Cine Santa Tereza recebe a partir do dia 24 de novembro a Mostra EA 15 Anos, onde alguns filmes de Ernane serão exibidos.

 

Sobre o Casamirador Savassi

Lançado em setembro, o empreendimento residencial promete marcar o segmento imobiliário de Minas Gerais por apresentar uma proposta que une inovação, design, estilo e exclusividade. Um projeto tão inovador que merece também uma forma diferenciada de vendas. Por isso, no endereço onde será construído o prédio, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2018, funciona hoje a Galeria Casamirador.

Com curadoria de João Elias, do Espaço 670, o local, além de servir como ponto de encontro para quem quer conhecer mais sobre o empreendimento, apresenta exposições de artistas contemporâneos, mesclando pintura, fotografia, escultura, mobiliário e design.


Foto: Anna Castelo Branco


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.