Eventos

Mostra “Moda e Literatura por Ronaldo Fraga”

Rua da Bahia, 1149 - Centro - BH

CRModa

Informações: 3277-4384

Entrada Gratuita

segundas, das 10h às 19h, e de terça a sexta, das 10h às 21h


 

Com um trabalho reconhecido pelo diálogo estreito com a cultura mineira e brasileira, o estilista Ronaldo Fraga traz pela primeira vez ao Centro de Referência da Moda (CRModa) a mostra “Moda e Literatura por Ronaldo Fraga” uma pequena retrospectiva de duas de suas célebres coleções em homenagem a grandes nomes da literatura: Drummond e Guimarães Rosa. A mostra com início no dia 18 de julho fica em cartaz até dezembro e pode ser vista gratuitamente às segundas, das 10h às 19h, e de terça a sexta, das 10h às 21h. O CRModa fica na Rua da Bahia, 1149 Centro.

 

Segundo a gestora do CRModa, Marta Guerra, a mostra sela o início de uma parceria do estilista com a instituição. Ainda para outubro deste ano, uma nova exibição de Ronaldo é aguardada. “As mostras são uma oportunidade de oferecer ao público o acesso cultural e simbólico ao trabalho de Ronaldo. Poderemos promover o acesso à cultura e à informação, sem distinções, inserindo a moda como acervo capaz de expressar nossa cultura com conhecimento e liberdade", afirma.

 

Esta primeira edição apresenta vestígios dos processos de pesquisa e desenvolvimento realizados pelo estilista para "Todo Mundo e Ninguém", coleção de 2005, cujo personagem escolhido foi o escritor Carlos Drummond de Andrade e "A cobra ri", coleção do desfile de 2006 em comemoração ao cinquentenário da obra Grande Sertão Veredas. “Nesta mostra selecionei algumas peças em que a costura, os tecidos, a modelagem e os bordados reescrevem o que dessas escritas ficou em mim”, conta.

 

Ronaldo Fraga pensa a moda como uma forma de escrita social, econômica e cultural. “Acredito que exatamente tudo pode inspirar as curvas e cores das roupas, mas o que realmente me motiva é a literatura”, diz. Muitos dos escritores brasileiros, aos olhos de Ronaldo são estilistas em potencial. A escrita de Machado de Assis, Gilberto Freire e Jorge Amado, muitas vezes, lança mão de signos e jeitos do vestir como instrumentos para ilustrar uma narrativa inteira. “Em todas as minhas coleções existe uma obra da literatura brasileira auxiliando a ilustração de um tempo através da moda”, afirma. O estilista confessa ainda que, por mais de uma vez, se apegou à obra "Turista aprendiz" de Mario de Andrade, como passaporte para se embrenhar até os confins do Brasil. “Foi de braços dados com Graciliano Ramos que me autorizei a trazer a cultura do semi-árido brasileiro para as passarelas”, observa ele.

 

Com um trabalho poético baseado em aspectos simples do cotidiano e relacionados à memória afetiva das pessoas, Ronaldo Fraga propõe novos olhares ao que a princípio pode parecer banal e, de maneira delicada e criativa, apresenta suas críticas e reflexões. Muito mais do que apresentar o seu acervo ao público, a intenção de Ronaldo é fazer com que os visitantes pensem a moda. “Quero que o público venha para a mostra e esqueça que veio ver roupa, porque podemos viver sem roupa”, ressalta o estilista.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.