Notícias

O espetáculo "terra" já estreia com casa lotada!

Após sua estreia às margens da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança o espetáculo esgota todos os dias e abre sessão extra no próximo sábado dia 20 de janeiro.

No espetáculo resultado do Curso Avançado da RC2 Teatro Escola, o diretor Guilherme Colina e seu elenco evocam, mais uma vez, os fantasmas sociais que tanto assombram o ser humano. Seguindo a produzir espetáculos inspirados nos elementos constituintes do homem - como o ar e a água -, a terra é o elemento central dessa peça que usufruiu não apenas dos dramas pessoais de cada intérprete - seus fantasmas individuais - para sua criação, como também de um dos maiores dramas vividos pelo país: a política.

O consciente e o inconsciente da personagem central refletem o que somos nós, cidadãos espectadores. A trama, recheada de crítica ao poder hegemônico, ao patriarcado e, sobretudo, ao momento político atual, elucida a lama em que vivemos no Brasil. É preciso clamar por justiça, porém, mais do que isso: é necessário lutar, pois os colonos ainda estão aqui e nos estupram todos os dias.

Com grande experiência no teatro, o premiado Guilherme Colina trocou o palco para dirigir e formar atores, especialmente iniciantes. Nesta segunda vertente cultural, o diretor se consagrou nos espaços teatrais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, incluindo grandes palcos como FUNARTE MG e Galpão Cine Horto.

Com sua metodologia pautada na prática da pesquisa teatral, os atores formados por Colina ganham notoriedade profissional, participando de montagens com grande repercussão e fomentando a cena cultural da capital mineira. Como a Cia Intrépidos, parceiros do Rotary International, composta exclusivamente de artistas que são ex-alunos de Colina.

Desde 2014, época em que apresentou ao público sua primeira turma de estudantes de teatro, Colina demonstrou que a arte de interpretar está além dos tablados. Seu ensino é atrelado às questões contemporâneas, com leitura de mundo proveniente dos próprios atores. Com essa proposta, a catarse é vivida tanto pelo público como pelos artistas, instigando análise sobre posturas sociais.

“Além de exercícios que exploram voz, corpo e ambiente para que se tornem um corpo cênico com linguagem e expressão, minhas aulas dão ao ator uma base de pesquisa fundamentada no exercício do teatro. E não apenas a execução de peças e cenas, mas um conhecimento amplo deste exercício”, explica Colina. Com o trabalho consolidado, o diretor possibilita aos alunos condições de ingressarem em cursos técnicos e superiores de artes cênicas com mais segurança. Hoje, são mais de sessenta novos atores em 4 montagens de espetáculo em nível profissional formados pelo diretor e professor.

Ficha técnica: Realização: RC2 Teatro Escola

Direção: Guilherme Colina

Assistente de Direção: Léo Duarte e Efigênia Marya

Preparação Corporal: Guilherme Colina

Preparador Vocal: Tom Oliveira

Texto: Direção, elenco. Colaboração: Clarice Gualberto e Elisete Souza

Trilha Musical: Lucas Canorintte

Iluminação: Heron Loreto

Figurino: Sérgio Luiz Coelho

Coreografia: Fabrício Viana

Design: Emerson Siqueira e fotos.

Elenco : André Alves, Bruna Oliveira, Bruna Zambaldi, Brunno Andrade, Cadu Barletta, Cleide Matias, Cléssius Martins, Everton Campos, Fábio da Mata, Iara Amaral, Juliano Merlo, Karol Vilela, Lice Calixto, Leonardo Vianna, Lucas Canorintte, Natiele Caldas, Otávio Sanches, Sheila Merlo Sheila Oliva

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.