Notícias

Crianças tocam sino da cura para o fim do tratamento oncologico no Hospital da Baleia

Tocar o ‘Sino da Cura’: esse é o sonho de todos os pacientes oncológicos do Hospital da Baleia. O momento tão esperado - que simboliza o fim do tratamento contra o câncer - é inesquecível para os pacientes e seus familiares, assim como para toda equipe assistencial envolvida, que comemora cada etapa do processo de cura. O dia 23/01 será especial: duas crianças e suas famílias vão participar, ao mesmo tempo, desse ritual de esperança. A ação será realizada às 9 horas, no prédio Antônio Mourão, onde funciona o setor de Quimioterapia.

Vitor Hugo de Faria (de 5 anos), em tratamento há 1 ano e 6 meses anos na instituição, realizou a última sessão de quimioterapia no dia 13/01 e está curado de um meduloblastoma (tumor no sistema nervoso central). Já Felipe Gabriel Oliveira Quirino (de 4 anos), que terminou o tratamento de 2 anos e 4 meses contra leucemia, também irá ao Baleia para comemorar com os outros pacientes e funcionários essa nova fase da vida.

Poliana da Conceição de Faria, mãe de Vitor Hugo, respira aliviada e agradece: “é uma felicidade imensa participar deste momento. Vitor está muito feliz. Devo muito à equipe médica e de enfermagem do hospital por tudo que fizeram pelo meu filho”. Para Thais Emanuelle Silva Oliveira, mãe de Felipe Gabriel, o dia será inesquecível: “resumo todo esse sentimento em única palavra - gratidão. Sou grata a Deus e a todos os envolvidos que participaram e torceram pela cura do meu filho”.

A oncologista pediátrica do Hospital da Baleia, Dra. Vanessa Carvalho Lima, destaca que esse ritual de esperança é importante para criança e sua família: “o sino é o simbolismo da vitória e tocá-lo traz muitas recordações. Ao ouvir o soar do sino, a criança se sente campeã e tem a sensação de que ganhou o melhor prêmio do jogo da luta pela vida. Para os pais, é um momento de muito orgulho e resultado da dedicação, entrega e do apoio incondicional ao filho. Quando os familiares estão unidos e focados no tratamento, as chances de sucesso são muito maiores”.

CÂNCER INFANTOJUVENIL

O Hospital da Baleia é referência no tratamento do câncer infantojuvenil e atende pacientes de todo o Estado de Minas Gerais. Durante todo o ano, a instituição promove ações de conscientização para alertar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e das visitas periódicas ao pediatra.

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil novos casos de câncer registrados nessa faixa etária por ano no Brasil. A doença merece toda atenção dos pais, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns da infância. Daí a importância das visitas periódicas ao Pediatra. Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura ficam em torno de 70%.

Apesar de ser raro, o câncer infantil é responsável por parcela significativa de morte na faixa infantojuvenil, especialmente entre 0 e 5 anos. Os canceres mais frequentes em pediatria são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central, os linfomas, os tumores abdominais (neuroblastoma e tumor de Wilms) e tumores ósseos. O diagnóstico precoce é muito importante para o prognóstico, que tem melhorado acentuadamente nas últimas décadas. É fundamental que os pais fiquem sempre atentos, toque nos filhos e observe massas ou manchas na pele. Se especialista for procurado com antecedência, maiores as chances de salvar a vida dos pequenos pacientes. 

Foto: Felipe Gabriel

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.