Notícias

UFMG divulga programação do 12º Festival de Verão com o tema Universos Expandidos

O Festival de Verão da UFMG chega à 12ª edição com o tema Universos Expandidos como referência para oficinas, palestras e eventos culturais de 5 a 8 de fevereiro com atividades no Centro Cultural da UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Campus Saúde. As outras atividades são gratuitas, sujeitas à lotação. A programação completa pode ser conferida no site www.ufmg.br/festivaldeverao. As inscrições para dez oficinas e uma residência criativa começam dia 22 de janeiro, no valor de 20 reais, e podem ser feitas no site do Festival.

Organizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o Festival de Verão deste ano, em continuidade com o tema da edição anterior, Universos Invisíveis, abordará como a produção de conhecimento expande a existência e a percepção que se tem dela. Agora com o tema Universos Expandidos, a proposta busca dar visibilidade a algumas ações da UFMG em BH por meio de uma programação diversa e acessível com palestras, residência criativa, intervenção, oficinas e apresentações artísticas.

A abertura terá o show The Pulso in Chamas, dia 5 de fevereiro, 20h no Conservatório UFMG, com artistas queers, homens e mulheres, que performam a arte drag na cena LGBTQIA’s de BH.

Oficinas

Dez oficinas e uma residência criativa acontecerão durante o Festival, tratando como o conhecimento expande os mais diversos setores da vida. Nessa proposta, há atividades que abordam a questão da acessibilidade, como as oficinas Criação de material didático para práticas de musicalização para surdos, ministrada pelo músico Flávio Teixeira, e Olhando sem olhos, da professora e dançarina Anamaria Fernandes. A literatura também é contemplada, em atividades como a oficina A prática da letra e a experiência da palavra subtraída: o mundo, a loucura, o poema, realizada pelas professoras Janaína de Paula e Maraíza Labanca. E a expansão das etnias é tratada em atividades que contemplam os indígenas, como a oficina Espiritualidade indígena e bem viver, ministrada pela indígena, socióloga, especialista em gênero e raça e ensinos religiosos Avelin Buniacá Kambiwá.

Palestras, intervenção e exposição

O Conservatório da UFMG sedia as seis palestras do Festival com temas como transplante de órgãos, transmasculinidade, astrologia, física, teatro e saberes indígenas. O Campus Saúde recebe a intervenção O nada e várias atoíces, que tem concepção e curadoria de Ana Marthinica. E o Espaço do Conhecimento recebe a exposição A cidade como obra, com curadoria Brígida Campbell. No dia 8 de fevereiro, o Conservatório da UFMG recebe, a partir das 17h, mostrais finais com resultados de algumas oficinas e da residência criativa.

Programação completa em www.ufmg.br/festivaldeverao

Facebook: www.facebook.com/festivaldeverao

Twitter:@festivalufmg

Instagram: www.instagram.com/festival_ufmg

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.