Notícias

Festival de Teatro de Belo Horizonte integra projeto pioneiro no país: O Intercena

O Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de BH, considerado um dos maiores festivais de teatro da América do Sul, integra a programação do primeiro mercado de artes cênicas do Brasil que está com inscrições abertas para o Seminário Internacional.

Criatividade e inovação são características do INTERCENA, projeto de internacionalização das artes cênicas do Rio Grande do Sul que apresenta um caminho de enfrentamento das complexidades atuais no campo da cultura no Brasil.

Lançado em dezembro de 2017, o elemento primordial da proposta é a reinvenção de novos mercados para as artes cênicas, a fim de garantir sua adaptabilidade e consequentemente a sobrevivência e a distribuição da produção de artes cênicas pelos territórios nacionais e internacionais.

O INTERCENA se destaca e já é apontado como um caminho a ser seguido *(ver artigo de Marcelo Bones). Aspectos relacionados à economia da cultura, geração de emprego e renda, fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas e a formação de mercado para a cultura, compõe a estrutura conceitual do projeto, que valoriza e promove o desenvolvimento das artes cênicas, antecipando mudanças necessárias e rompendo paradigmas.

A primeira edição do INTERCENA, promove uma capacitação para vinte e cinco companhias de artes cênicas do Rio Grande do Sul, uma Rodada de Negócios com mais de trinta curadores e programadores de festivais nacionais e internacionais e realiza o 1ª Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas **(Inscrições abertas, ver serviços).

“Acreditamos que o INTERCENA contribuirá para a difusão e circulação da produção de artes cênicas, promovendo um abrangente trabalho de formação, fomentando o intercâmbio regional, nacional e internacional. O projeto agrega qualificação artística, técnica e de gestão e contribui para impulsionar mercados de trabalho e economias locais. Ele tem a capacidade de potencializar a interface gerada com outros setores da economia e da sociedade, tais como turismo, educação, tecnologia, comunicação e ação social.” destaca Alexandre Vargas, idealizador do projeto.

A BRASKEM S.A., é a patrocinadora exclusiva do INTERCENA que é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, tem o apoio cultural da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT), ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e do Observatório dos Festivais, espaço de informação e reflexão sobre os festivais de artes cênicas no Brasil.

Inscrições abertas para o seminário do INTERCENA SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE FESTIVAIS DE ARTES CÊNICAS, realizado em quatro etapas, com duração de 1 (um) dia cada etapa. Quatro temas ao todo, sendo eles: a) Festivais e Economia; b) Festivais e suas curadorias; c) Festivais Internacionais X Festivais Nacionais e e) Políticas Culturais para os Festivais de Artes Cênicas.

Os festivais de artes cênicas contribuem tanto para circulação de mercado interno como externo, ou seja fomentam a distribuição de bens de produtos culturais no Brasil e exterior. Formam um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento, com uma dimensão de desenvolvimento e que tem relação com os níveis macro e micro da economia. Tratam de questões contemporâneas como a mobilidade transnacional e o acesso a mercados internacionais e expressam uma ótica de valor econômico diversificado e heterogêneo (Não concentrado e hegemônico). Além disso viabilizam e fortalecem o ecossistema cultural e criativo local.

É possível compreender os festivais como plataformas para o CICLO DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO e DISTRIBUIÇÃO DE BENS e SERVIÇOS que utilizam CAPITAL INTELECTUAL e CRIATIVIDADE como insumos primários. É um setor cultural no país de extrema capilaridade (chega em locais que o Estado não chega). Portando os festivais são opções viáveis de desenvolvimento que constituem um conjunto de atividades baseadas no conhecimento, focado (mas não limitado) às artes.

Festivais Participantes:

Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colombia), Festival Internacional de Las Artes de San José (Costa Rica), MAPAS – Mercado de Las Artes Performativas del Atlántico Sur (Tênerife/Espanha), Festival Internacional de Arte em La Calle Mueca (Porto De La Cruz/Espanha), Festival Internacional Puerto Street Art (Espanha), Red Eurolatinoamericana de Artes EscÉnicas REDELAE, dFERIA – Feira de Artes Escénicas de San Sebastina (Espanha), Festival Internacional de Buenos Aires -FIBA (Argentina), Festival Internacional Santiago OFF, Muestra Iberoamericana de Teatro, La Red De Promotores Culturais da América Latina e do Caribe, Instituto Nacional del Teatro de Argentina, Festival de Teatro de Curitiba, FEVEREFESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas, FESTCAL SP – Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo, TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, Cena Brasil Internacional, FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens, FITBH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Fiac Bahia, Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia, Festival de Teatro Lusófono- Festluso, Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas, Mostra Brasileira de Dança, Cambio.FIT/PE (Festival Internacional de Teatro de PE), Bienal Internacional de Dança do Ceará, Rede de Circulação e Internacionalização das Artes Cênicas, FIMC – Festival Internacional de Máscara do Cariri, FILO – Festival Internacional de Londrina, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MitSP, Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança do Brasil, Festival Maloca Dragão, Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Porto Alegre Em Cena, Festival de Teatro de Canela.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.