Notícias

Dia Mundial de Combate ao Câncer: previsão indica que casos de câncer podem aumentar até 77% até 2050

Nem a princesa se viu livre: a doença não escolhe raça, classe social ou gênero. Todos devem trabalhar em prol da prevenção da doença

O dia 8 de abril é voltado para a conscientização e combate ao câncer. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos de câncer pode aumentar em até 77% até 2050, resultando em um acréscimo de 15 milhões de casos em relação aos 20 milhões registrados em 2022. Esse crescimento é atribuído ao envelhecimento da população e ao crescimento populacional global, além da exposição a fatores de risco como poluição atmosférica, obesidade, consumo de álcool e tabagismo. Um caso recente foi  a princesa de Gales Kate  Middleton, que anunciou que está em tratamento oncológico, o que deixa claro que a doença não escolhe classe social, raça ou gênero. Ou seja, o melhor a fazer é trabalhar na prevenção da doença. 

O aumento na incidência do câncer é um fenômeno multifatorial, resultado da interação complexa de vários fatores. Alguns dos principais fatores que contribuem para esse aumento incluem o envelhecimento da população e mudanças nos padrões de estilo de vida, além de questões ambientais e ocupacionais da vida moderna.  como explica a oncologista Mariana Cunha, "o câncer é mais comum em pessoas mais velhas e alterações nos padrões de estilo de vida podem influenciar significativamente o risco de câncer".

No Brasil, as três maiores incidências de câncer foram de próstata (102.519 casos), mama (94.728 casos) e colorretal (60.118 casos). O risco de desenvolver qualquer tipo de câncer antes dos 75 anos foi de 21,5%, sendo maior entre os homens (24,3%). 

A boa notícia é que há medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco de desenvolver câncer. Embora não haja garantia absoluta de prevenção, seguir práticas recomendadas pode ter um impacto significativo na redução da incidência da doença. Algumas estratégias incluem evitar o tabagismo, manter uma alimentação saudável e estar atento às vacinas disponíveis para prevenir vírus que podem causar câncer, como o HPV e a hepatite, conforme destaca a oncologista Graziella Piló.

Para aqueles com histórico familiar de câncer, é importante estabelecer o risco individual com base em conversas com profissionais especializados, realizar exames e check-ups direcionados e adotar medidas de prevenção semelhantes às recomendadas para a população em geral.

Hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, atividade física regular, evitar o tabagismo e limitar o consumo de álcool, podem influenciar positivamente na prevenção do câncer, interferindo diretamente na modulação do organismo para criar um ambiente menos propenso a inflamações, infecções e outras alterações que podem levar ao desenvolvimento do câncer, conforme destaca Graziella."

Crédito: Carol Porto

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.