Notícias

Você sabe o que é “Mixed Media”?

Conheça essa técnica que explora a imaginação e a criatividade

As artes visuais, em suas vastas formas de expressão vêm sendo inovadas pela artista plástica e designer Andrea Teixeira. Em seus cursos, Andrea usa a técnica mista de mídias, a chamada “Mixed Mídia”, que é a combinação de pintura e desenho, técnicas e materiais tradicionalmente distintos em um mesmo trabalho.

Esta arte se destaca pela inovação e contemporaneidade, e em que pese não ser um fenômeno deste século, já que artistas se utilizavam dela como forma de expressão. Em séculos passados, por exemplo, Leonardo da Vinci usava tons pasteis e outros meios de desenhos misturados: folhas de ouro eram aplicadas nas pinturas das igrejas. Atualmente, a arte é mais ousada, livre e possui maior experimentação na mistura.  Esta mescla tece infinitas tramas, formas e sentimentos, quando da utilização, em um mesmo trabalho, de quaisquer materiais, incluindo itens de colagem, tais como páginas de revistas, jornais e livros velhos, fotos, tecidos, gravetos, gesso, tintas, carimbos, pedaços de metais, fibras, flores de material reciclado, tampinha de garrafa e o que mais a imaginação mandar, criando novas texturas e sensações.

De acordo com Andrea Teixeira, “Mixed Media” é sempre um projeto único, não existem regras nem limites e para começar basta ter boa vontade, liberdade e deixar o pensamento fluir. O mais interessante é utilizar a técnica na criação de peças utilitárias e do nosso cotidiano, como caderno personalizado, agendas, álbum de fotografia, quadros, maletas, porta-retratos, cúpulas de abajur e muito mais, seguindo a máxima que a artista defende que a arte tem que fazer parte do nosso dia a dia e não somente ficar pendurada nas paredes. “As habilidades aparecem sem que a pessoa saiba que possui, as alunas se surpreendem com o que são capazes de criar”, explica.

A “Mixed Media” que também é considerada uma arte terapêutica, pode ser feita em grupo ou individualmente, com a função de exercitar especialmente o lado direito do cérebro, o lado que nos remete a emoções e a criatividade, indicado no tratamento de depressão ou ainda timidez, excelente prática para o autista.

Sobre Andrea Teixeira

Mineira de Belo Horizonte, Andrea Teixeira é artista plástica e designer. Suas criações handmade exploram diversas técnicas e materiais resultando em peças e objetos customizados e exclusivos. Em 1995 descobriu o scrapbook, encantada com a nova arte descoberta, seguiu disposta a investir no novo seguimento. Há algum tempo Andréa interessou-se pela arte reciclada e cria a arte inusitada. Transforma caixas de fósforos em mini cômoda para guardar pequenos objetos. As caixas de leite, que iriam para o lixo, a artista transforma em casinhas de passarinho decoradas ou em casinhas de uma Noel Vilage.

É um grande desafio para Andrea contar histórias de vida através da arte da fotografia e scrapbook. Cria álbuns onde vai ao requinte dos detalhes, após minuciosa entrevista com o homenageado, ou sua família, quando o presente é uma surpresa, e após exaustivo trabalho de pesquisa, já criou jornais e cenas da época do evento retratado. Flores são uma constância no seu trabalho, de papel, de seda, de tecido ou de chita, dos mais variados tamanho enfeitam e decoram seus trabalhos, em tamanhos que variam chegando a medir 1 cm nos trabalhos de miniatura. Andrea entende que a arte não deve ficar nas paredes de museus e transforma cadernos, caixas, pratos, xícaras ou qualquer outro objeto em verdadeiras obras de arte para que ela esteja presente no cotidiano das pessoas. Levou para os pratos uma releitura de pintores brasileiros, os quais presenteou o cônsul adjunto do Brasil em São Francisco.

Encantou o ator e diretor Jorge Fernando com um álbum em forma de palco de circo, em forma de um piano de calda criou uma caixa que leva o álbum contando a vida do apresentador Jô Soares e emocionou Ana Maria Braga com a delicadeza de seu álbum.

Trabalha atualmente no álbum que tem, de um lado a forma da igrejinha da Pampulha e do outro um palco retratando as apresentações do maestro holandês André Rieu, homenageando sua passagem por Belo Horizonte e trabalha a ideia de uma criação contando a vida do Papa Francisco.

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.