Notícias

Mostra itinerante do artista Vieira Servas chega ao Loyola

A galeria Passo das Artes recebe, até o dia 27 de abril, esculturas do artista português Vieira Servas. Essa é a terceira vez que a exposição entra em cartaz, após passar por mais quatro cidades mineiras e ser assistida por mais de cinco mil pessoas no último ano. A iniciativa faz parte do Programa Francisco Vieira Servas, parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Associação dos Municípios do Vale do Piracicaba.

 

São 13 esculturas que demonstram como foi a relação do artista com o Médio Piracicaba, enquanto viveu na região no século XVIII. Como característica principal do barroco mineiro, suas obras são inspiradas em contextos religiosos, todas dotadas de muitos detalhes. Segundo a curadora da mostra, Zara de Castro, além de trazer à tona a experiência de Vieira Servas com os municípios do Vale do Piracicaba, a exposição “desperta nas pessoas o sentimento de identidade, fazendo-as se apropriarem do seu rico passado cultural, e inspira as cidades a se reconhecerem como uma região unida pelas mesmas águas e pela mesma história”.

 

O artista

 

Francisco Vieira Servas nasceu em 1720, em Portugal. Chegou ao Brasil trinta anos depois e foi um dos principais personagens do maior movimento cultural mineiro, o barroco, ao lado de outros grandes artistas, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Vieira Servas manteve-se afastado dos grandes centros da época, vivendo na região do Médio Piracicaba. Em 1790, o artista definitivamente se instalou em uma fazenda próxima a São Domingos do Prata, onde criou um ateliê. Com isso, igrejas em toda a região passaram a contar com a decoração de suas obras. Vieira Servas morreu em 17 de julho de 1811, aos 91 anos.

 

“Francisco Vieira Servas e suas marcas na região do Médio Piracicaba”

Entrada franca

Local: Passo das Artes – Colégio Loyola (Av. do Contorno, 7919, bairro Cidade Jardim)

Horários: Segunda a sexta das 8h às 9h30, 10h às 12h, 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h.

 

Colégio Loyola – Com 73 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.600 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino).

Foto: Divulgação/Colégio Loyola

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.