Notícias

1 ano após seu primeiro espetáculo, Grupo Miserável estreia novo trabalho na internet

Curta-metragem “Válvula” será lançado no dia 15 de abril, em transmissão pelo YouTube

A peça foi a última experiência do grupo nos palcos, já que desde aquela semana em março de 2020, as medidas de isolamento social adiaram por tempo indeterminado o encontro com o público nas salas de teatro. 1 ano depois, o coletivo artístico formado por Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo, lança “Válvula”, curta-metragem que aproxima as pesquisas do Miserável com a linguagem do cinema.

O filme, criado durante os últimos meses da pandemia, tem como referência as cenas-curtas e novelas de Samuel Beckett, um dos principais dramaturgos do século XX, continuando a pesquisa de linguagem do Grupo Miserável junto à diretora Amora Tito, que investiga o realismo fantástico e as dramaturgias contemporâneas. 

A quietude das cenas do dramaturgo irlandês mais a junção do teatro com a linguagem audiovisual são explorados no curta, a fim de desenvolver uma obra que dilate em cena as formas como nossos corpos foram afetados pelo distanciamento e o convívio online. 

O roteiro, que fala sobre intimidade, silêncio, fragilidade, tempo e solidão, é inspirado pelas vivências e reflexões do elenco no último ano e as gravações foram feitas separadamente por cada artista em sua casa, em diálogo pela internet com Amora e Eletromago, que assina a trilha sonora, e a fase seguinte de edição e finalização. O processo foi desenvolvido de forma colaborativa e resultou em diversas novas experiências do grupo e das artistas parceiras.

Diferentemente do trabalho nos palcos, elenco e diretora exploraram as especificidades da linguagem audiovisual, como posicionamento de câmera, fotografia, edição, captação de som e trilha sonora, e o próprio registro de atuação no cinema, pra dar vida à nova criação. A proposta também inclui o experimento de uma trilha sonora original como busca por uma potência de camadas e expansão de sensações. 

“Válvula” fica em cartaz de 15 de abril a 18 de abril no canal do YouTube do Grupo Miserável, com sessões gratuitas sempre às 20h. Os ingressos para as sessões podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. Na apresentação de estreia do filme, haverá uma partilha e conversa sobre o processo de criação do curta-metragem.

SOBRE GRUPO MISERÁVEL

O Grupo Miserável foi criado em 2019 por Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo, na cidade de Belo Horizonte, com a cena-curta “Peixe de Ouro”. Após o trabalho, o coletivo convidou a diretora Amora Tito pra dialogar em seus processos, resultando numa pesquisa de linguagem que deu origem à cena “Polegares Opositores” e ao espetáculo “Sirene”, a primeira montagem de longa duração do grupo. Em 2020, a peça fez temporada de estreia no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, e também foi selecionada pela versão online do Festu Rio. Durante a pandemia, o grupo criou “Muito Além dos Ventos”, seu primeiro experimento audiovisual, apresentado no Festival de Inverno do Espaço Comum Luiz Estrela, e agora estreia “Válvula”, todos os trabalhos dirigidos por Amora Tito.

SOBRE AMORA TITO

Amora Tito é atriz, dramaturga e diretora formada pelo CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica - Palácio das Artes) em 2014 e atualmente cursa licenciatura em teatro na Escola de Belas Artes (UFMG). Pesquisadora das dramaturgias contemporâneas, fez parte do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto e é integrante do NED - Núcleo Experimental de Dramaturgia da UFMG. É co-fundadora da Breve Cia (BH) e compõe a equipe pedagógica da Breve Cursos Livres.

SINOPSE

Casas embriagadas de sentimentos acumulados 

rápidos, 

                           lentos, 

desfigurados. 

A sensação que não me larga de algo prestes a explodir, incendiar, cair bem no centro de nossas cabeças. Espero um pouco mais pra voltar àquele momento. Minha própria presença, o ambiente em que está. O vibrar dos cômodos.

Quatro pessoas, isoladas em suas casas, embriagadas com seus sentimentos acumulados, deixam escapar o fluxo de sensações e pensamentos que não cabem mais dentro de si.

FICHA TÉCNICA

Direção: Amora Tito.

Concepção e atuação: Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo.

Edição de vídeo: Ivo Ivo Ivo.

Sonorização e trilha sonora: Eletromago. 

Produção e realização: Grupo Miserável.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.