Notícias

Vida e obra de Belmiro Braga são discutidas em palestra da Academia Mineira de Letras

Nem todo mundo conhece o humor mineiro de Belmiro Braga. Mas, o público da Academia Mineira de Letras terá essa oportunidade. A pesquisadora Leila Barbosa apresenta a palestra “Belmiro Braga: o poeta da AML e do Caminho Novo”. O conteúdo estará disponível no YouTube da AML a partir do dia 15 de abril, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O escritor que comprava livros e os desmanchava para poder ler no trabalho sem que o patrão percebesse é o mesmo que encantou os leitores brasileiros no último século. Belmiro Braga ganhou relevância a ponto de ter sua cidade natal batizada com seu nome e será lembrado ao longo da palestra proferida pela pesquisadora Leila Barbosa.

Entre os assuntos a serem abordados estão a verve satírica do escritor e sua fina ironia, presentes, principalmente, nos textos publicados nos jornais O Pharol e Correio de Minas, em Juiz de Fora.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante:

Nascida em Juiz de Fora (MG), Leila Barbosa é formada em Línguas Neolatinas pela Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora (FAFILE- JF), Especialista em Literatura Brasileira; mestra em Teoria Literária; doutoranda em Ciência da Literatura (sem defesa de tese). Atua como professora da UFJF; Gerente de Atividades Culturais; é pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora desde 1980 e conta com diversos trabalhos publicados sobre literatura e artes plásticas em livros, revistas especializadas, anais de Congressos, CDs, catálogos, folders, meio eletrônico e exposições.

Entre seus livros publicados estão “A trama poética de Murilo Mendes”; “Letras da cidade”, Ismael Nery e Murilo Mendes: reflexos; Um olhar poético sobre Juiz de Fora (coautoria com Marisa Timponi), além de livros didáticos da coleção “Pensar e Viver” da Ática, Abril-Educação e “Mais Português: língua e literatura”, pela Escala Educacional.

É fundadora do Centro de Estudos Murilo Mendes, hoje Museu de Arte Murilo Mendes MAMM; diretora adjunta e coordenadora da Biblioteca do MAMM.

SERVIÇO:

Palestras online “Belmiro Braga: o poeta da AML e do Caminho Novo” – com Leila Barbosa

Data: a partir de 15 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Foto: Guto Muniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.